Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou gratidão ao “trabalho conjunto” realizado com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que deixará o cargo nos próximos dias. O petista divulgou nesta sexta-feira (17) uma foto ao lado do democrata nas redes sociais.
Lula destacou a parceria dos dois na defesa da democracia e na promoção da agenda climática. “Nossas ações coordenadas em prol da defesa da democracia, da agenda climática e da parceria pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras demonstraram o quanto Brasil e EUA podem realizar juntos em busca de um mundo mais justo e de um planeta sustentável”, disse Lula.
O mandatário brasileiro disse que foi uma “satisfação” receber o democrata no Rio de Janeiro durante a Cúpula do G20. “Saúdo também sua decisão de retirar Cuba da lista de países que patrocinam o terrorismo. Desejo muitas felicidades nos anos que estão por vir”, completou.
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tomará posse no próximo dia 20. Durante a campanha eleitoral, Lula declarou apoio à reeleição de Biden e criticou Trump.
“Eu espero que o Biden ganhe as eleições. Eu espero que o povo possa votar em alguém que tenha mais afinidade. Eu tenho visto o Biden em porta de fábrica. O discurso do Biden desde o começo até agora é em defesa do mundo do trabalho”, afirmou em entrevista à RedeTV, em fevereiro de 2024.
Quando a vice-presidente americana, Kamala Harris, assumiu a disputa após a desistência de Biden, o petista disse que está torcendo pela vitória da democrata. “Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do mandato, fazendo aquele ataque contra o Capitólio, uma coisa impensável de acontecer nos EUA, que se apresentava ao mundo como modelo de democracia”, disse em entrevista ao canal francês TF1.