O Nordeste é a única região do Brasil em que os eleitores acreditam que a gestão Lula 3 supera a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na região, metade do eleitorado diz que a administração do petista é "melhor" que a do presidente anterior, enquanto 36% a consideram "pior". Já no Centro-Oeste, Norte e Sul, a conclusão é inversa, e os eleitores acham a gestão de Bolsonaro melhor que a de Lula.
É o que aponta nova pesquisa divulgada pelo PoderData, parte do grupo de jornalismo Poder 360, realizada entre os dias 25 e 27 de maio. O levantamento apontou que enquanto os estados do Nordeste divergem do Centro-Oeste, Norte e Sul, no Sudeste existe um empate técnico.
Nas 3 regiões, a percepção é de que Bolsonaro supera Lula para 62%, 56% e 55% das pessoas ouvidas, respectivamente. Já no Sudeste, 36% dos eleitores acreditam que Lula tem governado "melhor" que Bolsonaro, 34% dizem que tem sido "pior" e 28% avaliam que são "iguais". O empate técnico configura situação em que os dados ficam dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.
Mas a análise dos dados mostra que, mesmo tendo o apoio de 50% dos nordestinos, a popularidade de Lula vem caindo na região desde as eleições de 2022. À época, o petista teve 69,34% dos votos no Nordeste, enquanto Bolsonaro levou 30,66%. Agora, 36% dos eleitores ouvidos dizem preferir a gestão do ex-presidente do PL, e 10% consideram ambos iguais.
A pesquisa do PoderData foi baseada em 2.500 entrevistas com pessoas de 211 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião