Depois da derrota no plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (6), deputados de oposição ao governo Lula devem apresentar um novo requerimento de urgência para o PDL N° 3/2023, que susta os efeitos do decreto presidencial 11.366, de 1º de janeiro 2023, por meio do qual o presidente Lula (PT) limitou o registro e a aquisição do registro de armas de fogo.
Por falta de 3 votos favoráveis, a oposição não conseguiu aprovar o requerimento de urgência apresentado pelo deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) para votar o PDL. Os deputados da bancada da segurança lamentaram o resultado (veja o placar da votação aqui).
“Inacreditável que perdemos por apenas 3 votos. Uma matéria importantíssima como essa merecia mais atenção dos deputados da oposição. Melhor dizendo, que se dizem da oposição, mas na prática são governistas”, afirmou o deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN).
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) começou a colher as assinaturas necessárias de pelo menos 257 deputados para reapresentar o requerimento.
“Acabei de reapresentar requerimento para votarmos o PDL que susta os decretos de Lula e Dino sobre as restrições ao acesso às armas. Tenho a convicção que derrubaremos esse decreto que reduz o número de armas e munições que poderão ser adquiridas por civis, incluindo os CACs", declarou Nogueira.
O deputado federal Sargento Portugal (Podemos-RJ), que é coautor do requerimento de urgência encabeçado por Nogueira, realçou a importância do acesso às armas pelo "cidadão de bem". “O cidadão de bem precisa ter o seu direito de legítima defesa assegurado. Lamentavelmente, não conseguimos aprovar a urgência na noite de ontem, mas vamos tentar reverter essa situação”, disse.
Além de Portugal, também são coautores os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Messias Donato (Republicanos-ES), Mauricio Marcon (Podemos-RS) e Caroline de Toni (PL-SC).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião