Os eleitores vão encontrar alguns rostos bem conhecidos nas urnas nas disputas estaduais. São ex-ministros importante do governo do presidente Jair Bolsonaro que deixaram o Palácio do Planalto e a Esplanada dos Ministérios para concorrer a governador, senador ou mesmo deputado em algumas regiões.
E exemplos não faltam. O ex-ministra da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o maior exemplo disso. Ele deixou uma pasta importante para ser o nome do governo a disputar o governo de São Paulo. Da mesma forma, temos João Roma (PL) na Bahia e Onyx Lorenzoni (PL) no Rio Grande do Sul.
Isso sem falar de Damares Alves, Tereza Cristina, Marcos Pontes, Flávia Arruda e até Sergio Moro. São figuras importantes da política nacional, que ganharam projeção e relevância graças ao seu trabalho em pastas importantes e que agora se lançam nos estados. Só que, mais do que aproveitar essa vitrine, há também um componente eleitoral que pode favorecer o próprio Jair Bolsonaro nessa história toda.
Para explicar melhor esse cenário, o podcast 15 Minutos de hoje conversa com Giulia Fontes, repórter da Gazeta do Povo, que detalha o que há por trás de todo esse movimento e o que podemos esperar desses ex-ministros.
*
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Durval Ramos.
*
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião