Parlamentares da Câmara e do Senado gastaram mais de R$ 1,2 milhões com o impulsionamento de publicações nas redes sociais até o dia 31 de julho de 2024. O Facebook recebeu 91% dos recursos. O restante foi gasto com Google e X.
Os dados foram levantados pelo Poder360 e divulgados nesta terça-feira (13) a partir de informações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
O dinheiro usado nos impulsionamentos de conteúdo pelas redes sociais é pago pelos cofres públicos através da cota parlamentar, que deve ser utilizada para custear despesas típicas do exercício do mandato.
Como os congressistas têm até 90 dias para registrar os gastos, o montante usado para impulsionar publicações nas redes sociais pode aumentar.
Segundo o levantamento, os parlamentares que mais gastaram com esse tipo de serviço foram os deputados Bruno Ganem (Podemos-SP), Marcelo Queiroz (PP-RJ) e Zeca Dirceu (PT-PR).
Até o dia 31 de julho, Ganem gastou R$ 155 mil. Marcelo Queiroz gastou R$ 110,9 mil e Zeca Dirceu, pouco mais de R$ 50 mil.
O que dizem os deputados
Em nota, o deputado Marcelo Ganem lembrou que o uso da cota parlamentar para custear o impulsionamento nas redes sociais é legal e que usou o dinheiro para “levar o gabinete para a casa das pessoas, facilitando o diálogo, as discussões e, fundamentalmente, para ouvi-las”.
“Sou atual Secretário de Transparência da Câmara dos Deputados e uma das responsabilidades é a atenção e supervisão do cumprimento da Lei de Acesso à Informação, promoção da cultura da transparência na Câmara Federal, nos demais Poderes e na sociedade civil. A informação precisa chegar à população e as redes sociais têm essa força”, afirmou Ganem.
Marcelo Ganem tem 1 milhão de seguidores no Facebook e 291 mil no Instagram. O deputado ganhou notoriedade como defensor da “causa animal”.
O deputado Marcelo Queiroz também disse que o uso do dinheiro da cota parlamentar para promoção de conteúdo das redes sociais é legal e ressaltou que “a divulgação de ações e projetos de leis são essenciais para prestar contas à população sobre a atuação do deputado”.
“Em contrapartida, o gabinete do deputado Marcelo Queiroz não tem gastos com outros itens, como por exemplo, locação de veículo e de escritório em seu colégio eleitoral, no Rio de Janeiro”, diz um trecho da nota emitida pelo deputado.
Já o deputado Zeca Dirceu ressaltou que no período analisado “foram gastos R$ 0,0156 para fazer a informação chegar a cada uma das 2,8 milhões de pessoas alcançadas com as publicações impulsionadas nas redes sociais”.
“Prestar contas é uma obrigação. Para cumprir esta obrigação, se faz necessário todo tipo de investimento em comunicação”, completou o parlamentar.
Quais ONGs cooperaram com Moraes e são alvo do Congresso nos EUA
MST elege 133 candidaturas entre militantes próprios e políticos apoiadores da causa
Lula põe o comércio exterior brasileiro a serviço de terroristas e assassinos
Censura ineficaz: banimento do X no Brasil teve impacto mínimo no uso da rede social
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião