i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ascensão de desconhecidos

10 ex-anônimos que ganharam status de celebridade no governo Bolsonaro

  • 12/01/2020 15:42
O presidente, Jair Bolsonaro, e o ministro da educação, Abraham Weintraub.
O presidente, Jair Bolsonaro, e o ministro da educação, Abraham Weintraub.| Foto: Alan Santos/PR

Em seu governo, o presidente Jair Bolsonaro garantiu a ascensão de desconhecidos do grande público área da política. São profissionais "ex-anônimos" que, em alguns casos, eram conhecidos em seus campos de atuação, mas não pelo grande público. De ministros e assessores a um possível nome para a vaga no Supremo Tribunal Tribunal Federal (STF) em 2020, veja quem são os “ex-ilustres desconhecidos”.

Abraham Weintraub

O ministro da educação, Abraham Weintraub.
O ministro da educação, Abraham Weintraub.| Agência Brasil

Abraham Weintraub assumiu o Ministério da Educação no lugar de Ricardo Vélez Rodríguez, que passou três meses no comando da pasta. Weintraub é economista de formação, atuou no mercado financeiro por mais de 20 anos e foi professor de Ciências Contábeis na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O atual ministro atuou na equipe de transição do governo Bolsonaro junto com o irmão Arthur Weintraub. Ambos foram indicados por Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil. Antes de chefiar o MEC, Weintraub ocupou o cargo de secretário-executivo da Casa Civil. Seguidor de Olavo de Carvalho, disse que cortaria recursos de universidades que promovessem “balbúrdia”.

Filipe Martins

Filipe Martins.
Filipe Martins, assessor especial da Presidência da República.| Arthur Max/MRE

Filipe Martins é um dos assessores mais próximos do presidente. Faz parte da Assessoria Especial, taxada por opositores como “Gabinete do Ódio”, devido à atuação em redes sociais. Aluno de Olavo de Carvalho, aconselha Bolsonaro sobre temas internacionais. Exerce grande influência no Planalto, é ultraconservador e faz das redes sociais o seu campo de batalha. É uma das conexões entre a família Bolsonaro e Steve Bannon, que ajudou a eleger Donald Trump. Os outros assessores, membros do "gabinete", são: Tércio Arnaud Tomaz, José Matheus Sales Gomes e Mateus Matos Diniz.

Ernesto Araújo

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo.| Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ingressou no Instituto Rio Branco em 1990. Serviu na Embaixada do Canadá (2007-2010) e na Embaixada dos Estados Unidos (2010-2015). Em 2016, foi nomeado diretor do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos, cargo que exerceu até ser designado Ministro de Estado das Relações Exteriores. Apesar de ter começado a carreira trabalhando com temas relacionados à integração regional e Mercosul, declarou que existe a possibilidade de o Brasil deixar o Mercosul.

Ricardo Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles: suspeita de enriquecimento ilícito leva à quebra de sigilo bancário.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.| MARCOS CORREA/AFP

Advogado, Ricardo Salles concorreu para deputado federal pelo partido Novo, mas não foi eleito. Ganhou o cargo de Ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro . Salles é formado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado nas universidades de Coimbra e de Lisboa. Já foi condenado por improbidade administrativa. O Conselho de Ética do partido suspendeu, em caráter liminar, no final de outubro, a filiação do ministro.

Damares Alves

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.| Albari Rosa / Gazeta do Povo

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos é formada em Direito e Pedagogia, pastora evangélica e foi assessora parlamentar do ex-senador magno Malta (PR-ES). Sua biografia no site do ministério diz que ela atua no Congresso há mais de 20 anos. Damares Alves é uma das defensoras do homeschooling (aulas em casa) e da licença maternidade de um ano.

Bruno Bianco Leal 

Secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco
O secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco.| Reprodução/Twitter

Responsável por explicar a reforma da Previdência, Bruno Bianco Leal é Secretário Especial Adjunto de Previdência e do Trabalho. Mestre em Direito pela Universidade de Marília, Procurador Federal, atuou na Advocacia Geral da União. Ficou conhecido como “Mickey da Previdência”, devido a voz fina, apelido que aceitou sem constrangimento. Ele aproveita as redes sociais e faz vídeos para explicar os projetos do governo. Em um de seus "sucessos na internet", usou um ovo de páscoa e tabletes de chocolate para mostrar a relação entre trabalhadores e aposentados no país.

Tarcísio Gomes de Freitas

Ministério da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Ministério da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.| Edsom Leite / Ministério da Infraestrutura

Ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas é um dos mais discretos da Esplanada. É engenheiro formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Também fez parte da missão brasileira no Haiti. Conhecido como o ministro “pé no barro”, impôs uma agenda agitada de compromissos e viagens logo nos primeiros meses de gestão.

André Luiz Mendonça

O advogado-geral da União, André Luiz Mendonça
O advogado-geral da União, André Luiz Mendonça.| Daniel Estevão/AscomAGU

Advogado-geral da União, é considerado pelo presidente Jair Bolsonaro como “um bom nome” para a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020: o decano, Celso de Mello, ao completar 75 anos de irá se aposentar de forma compulsória. Já em 2021 quem deve se aposentar é o ministro Marco Aurélio, abrindo a segunda vaga no STF.

Bolsonaro declarou que considera alguém “terrivelmente evangélico” para ocupar uma das vagas. Mendonça é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília, mais progressista em comparação com outras igrejas evangélicas, segundo o Estadão. Em um novo indicativo de indicação para Mendonça, ao parabenizá-lo em uma Live no Facebook, na última quinta (9), Bolsonaro chamou Mendonça de "meu ministro terrivelmente evangélico", em referência à defesa que já fez em outras oportunidades de que é hora de a Corte ter um ministro com esse perfil.

Otávio Rêgo Barros 

O general Otávio do Rêgo Barros, porta-voz da Presidência da República.
O general Otávio do Rêgo Barros, porta-voz da Presidência da República.| Isac Nóbrega/PR

Foi chefe de comunicação do Exército, ocupou o segundo cargo mais alto na hierarquia da corporação, general de divisão três estrelas, e participou da missão da ONU no Haiti. Porta-voz da Presidência da República, fazia parte da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, mas em agosto deixou a Secom para responder à Secretaria de Governo, devido a atritos com Fabio Wajngarten (novo responsável pela Secom). Rêgo Barros responde agora ao general Luiz Eduardo Ramos, ministro da SeGov. O porta-voz passou para a reserva do Exército em julho de 2019.

Hélio Lopes

helio lopes
Helio Lopes (PSL-RJ)| Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Eleito deputado federal mais votado do Rio de Janeiro, com 345 mil votos, o subtenente do Exército Hélio Lopes afirma que é amigo de Bolsonaro há 20 anos. Durante as eleições usou o nome “Hélio Bolsonaro”, e atualmente é companhia constante do presidente em eventos e viagens. Antes do sucesso na eleição de 2018, tentou ser vereador em 2004 e 2016, sem sucesso.

20 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 20 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    AMAURI

    ± 5 dias

    Sinistro Malles e Waintóba. Só Bozo mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • I

      Ivo

      ± 5 dias

      Excelente equipe, que está entregando resultados. Parabéns!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • J

        JOAO PYPCAK FILHO

        ± 5 dias

        Só se estiverem entregando resultados do jogo do bicho .

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • F

      Freud Explica

      ± 5 dias

      Loucademia de política, Cruzeiro das loucas, Quanto mais idiotta melhor, Apertem os cintos o presidente sumiu, Corra que a milícia vem aí... muitos filmes de comédia lembram esse governo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • S

        Sartan

        ± 5 dias

        Guilherme: doí falar mal do seu ídolo heim

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • G

        Guilherme

        ± 5 dias

        Você é retardado mesmo hein parceiro.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • E

      Edmar Alvarenga

      ± 6 dias

      Quem desconhecia o Ricardo Salles, é um alienado de política e de atualidades. Ele foi secretário particular de Geraldo Alckmin, foi secretário de meio ambiente no estado de SP, também pelo governo tucano, candidato a de****do federal por duas vezes (DEM e NOVO). Podem dizer tudo dele, menos que era desconhecido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • I

        Izaque Souza

        ± 6 dias

        aprendi na matéria que felipe martins é um "ultraconservador", parei por ai.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          A. Lima

          ± 6 dias

          Uma corja, alguns de preparo, outros despreparados. Espero que consigam chegar ao final e consertem alguma coisa.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • S

            Sartan

            ± 5 dias

            ValmirBCardoso: quem vive de passado é museu, e os bozoides que não esquecem do seu bode expiatório

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • V

            ValmirBCardoso

            ± 6 dias

            Está falando dos governos esquerdistas?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • E

          Eduardo Prestes

          ± 6 dias

          Excelente governo ! E uma das prioridades era mesmo mudar a linha de ação do Governo Federal, afastando todos os esquerdistas da gestão. Tudo o que fazem é militância em causa própria, querem o poder e estão se lixando para o bem da população. Iriam sabotar o governo por dentro, era imprescindível botar os esquerdistas para fora dos cargos de liderança, não só pelas ideias ruins, mas pela falta de honestidade, ética e lealdade com a presidência.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • N

            Nícolas

            ± 6 dias

            Comparando-se os currículos atuais com os de ocupantes de altos cargos no passado, há uma nítida melhora, não que todos sejam excepcionais, mas já traz algum conforto quando lembramos que tivemos uma "excelente gestora", capaz de quebrar lojinha de 1,99, mãe do pac, principal responsável pela venda da "ruivinha" (a refinaria calote de Pasadena), pseudodoutora em economia, como presidente da república...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Anderson

              ± 6 dias

              Weintraub é o pior de todos!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              5 Respostas
              • W

                Wilbur Archibald III

                ± 5 dias

                Weintraub é pho dástico.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • W

                Willy Rossi Dierkes

                ± 6 dias

                Pra quem acha o Mercadante bom deve ser ruim mesmo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • M

                marcelo bergerson

                ± 6 dias

                Assisti a uma entrevista que ele concedeu, sensacional!!! Redbuster!!!! Sabe como nenhum outro o que deve fazer para acabar com a palhaçada petista no MEC.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • E

                Eduardo Prestes

                ± 6 dias

                Está enfrentando a máfia vermelha, não é fácil lidar com esses fanáticos esquerdistas. Tenho muito reconhecimento ao Ministro Weintraub.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • A

                Ae Carvalho

                ± 6 dias

                Pois foi o melhor Ministro da Educação em décadas, com certeza.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • M

              Marçal

              ± 6 dias

              Vida longa ao Tarcísio e Bruno.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              Fim dos comentários.