Pesquisa do PoderData, divulgada nesta sexta-feira (22), mostrou que o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) é avaliado positivamente por 19% dos eleitores. Os resultados indicam o aumento da insatisfação da população com a Corte, já que o mesmo levantamento realizado há um ano indicou que 31% dos entrevistados consideravam o trabalho do Supremo "bom" ou "ótimo", ou seja, houve uma queda de 12 pontos percentuais em 2023 na avaliação positiva do STF.
O levantamento desta sexta-feira também afirma que 37% dos eleitores avaliam o trabalho dos ministros da Corte como "ruim" ou "péssimo". Houve uma ligeira queda nas avaliações negativas sobre o trabalho dos magistrados do STF. Em dezembro de 2022, 40% dos entrevistados consideravam o desempenho da Corte como "ruim" ou "péssimo", uma redução de três pontos percentuais em relação ao mostrado neste ano, pouco acima da margem de erro. Entre os eleitores, 30% consideram o trabalho dos ministros "regular".
Os dados foram coletados a partir de 2.500 entrevistas feitas entre os dias 16 a 18 de dezembro deste ano, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%, conforme revelou o veículo.
O levantamento também cruzou a preferência eleitoral dos entrevistados com a avaliação do Supremo. Entre os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, o desempenho do STF foi melhor avaliado: 25% afirmam que o desempenho dos magistrados é “ótimo” ou “bom”. O índice é de 11% dentre os que votaram em Bolsonaro. Os que avaliam o STF como "ruim ou péssimo" são 33% entre os eleitores de Lula e 42% entre os que votaram em Bolsonaro no ano passado.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião