Ouça este conteúdo
Desempenho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 50% dos eleitores, de acordo com pesquisa divulgada pela Gerp nesta sexta-feira (17). De acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados aprovam a atual gestão petista e outros 12% não sabem ou não responderam.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 11 e 15 de janeiro, o que indica que os recentes acontecimentos, como as mudanças na fiscalização das transferências via Pix e até mesmo declarações desastrosas do petistas, podem ter contribuído para a avaliação do eleitorado.
O levantamento mostra ainda que o trabalho do mandatário é melhor avaliado entre a população que vive no Norte e Nordeste, com 49% e 44%, respectivamente, de aprovação. O Norte do país, contudo, é a única região em que a aprovação do petista supera sua desaprovação. Para os moradores do Centro-Oeste, apenas 23% aprovam a gestão de Lula.
Por outro lado, a pesquisa mostra que a concentração de eleitores que desaprovam o trabalho de Lula está nas regiões Centro-Oeste e Sul, com 61% e 58%, respectivamente. A desaprovação do petista também supera o índica de aprovação tanto entre homens, quanto entre mulheres.
A avaliação negativa, contudo, é maior entre eles, com 52% de desaprovação e 35% de aprovação. Já entre o eleitorado feminino, 49% delas desaprovam a gestão petista e 40% aprovam.
Desempenho de Lula é avaliado como péssimo por 31% dos eleitores
Os entrevistados também avaliaram a atuação deste terceiro mandato de Lula. Entre os eleitores consultados, 31% consideram o trabalho de Lula como péssimo; 25% como regular; 20% bom; 13% consideram ruim e apenas 8% avaliam a atuação do mandatário como ótima. Outros 3% não souberam responder.
O eleitorado feminino representa 28% dos que avaliam a atuação do chefe do Executivo como "péssimo", ante 36% dos homens. Quanto aos que consideram o trabalho do presidente Lula como "bom", 24% são mulheres e 16% foram homens.
Quanto à análise por região da pesquisa, os moradores da região Sul representam 44% daqueles que avaliaram a gestão Lula 3 como "péssima", ante 17% dos moradores do Norte do país. Para a parcela que avalia o trabalho do presidente como ótimo, 17% estão no Norte.
Metodologia
A pesquisa realizada pela Gerp ouviu duas mil pessoas entre os dias 11 e 15 de janeiro, através de entrevistas por telefone assistidas pelo computador em todo o Brasil. A confiança na pesquisa é de 95,5%, com margem de erro de 2,2% para mais ou para menos.