Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Overclean

PF deflagra nova fase de operação contra desvio de emendas parlamentares

Plenário da Câmara dos Deputados. PF apura desvio de emendas parlamentares.
Plenário da Câmara dos Deputados. PF apura desvio de emendas parlamentares. (Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (31) a oitava fase da Operação Overclean. A investigação aponta para a existência de uma organização criminosa envolvida no desvio de emendas parlamentares. Os crimes apontados são fraude em licitações, desvio de dinheiro público, corrupção e lavagem de dinheiro.

Após determinação do Supremo Tribunal Federal, a PF cumpre cinco mandados de busca e apreensão, além de sequestro de valores. A operação atua em Brasília, São Paulo, Palmas e Gurupi (TO).

VEJA TAMBÉM:

Durante uma fase anterior da investigação, a PF mirou na Bahia. Em 14 de outubro, os investigadores apreenderam o celular do deputado federal Dal Barreto (União-BA). No dia 16 de outubro, o prefeito de Riacho de Santana (BA), Doutor João Vitor (PSD), foi afastado do cargo. Na ocasião, a PF prendeu o prefeito de Wenceslau Guimarães (BA), Gabriel de Parisio (MDB), por posse ilegal de arma de fogo. Agora, porém, não há mandados de prisão a serem cumpridos.

O início da Overclean se deu com a prisão de 16 pessoas em três estados: Bahia, São Paulo e Goiás. Na época, a PF falou em suspeita de R$ 1,4 bilhão em movimentações ilegais.

A ordem do STF ocorre enquanto o ministro Flávio Dino julga mecanismos de transparência e rastreabilidade em emendas parlamentares. Na última segunda-feira (27), ele determinou que todos os três poderes devem fazer campanhas em rádio, TV e internet sobre as novas regras.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.