Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Primeira Turma do STF

Por unanimidade, Primeira Turma do STF mantém prisão definitiva de Bolsonaro

Primeira Turma do STF mantém prisão definitiva de Bolsonaro
Primeira Turma confirmou a decisão de Moraes que determinou a execução da pena de Bolsonaro e outros seis réus pelo suposto plano de golpe. (Foto: Antonio Augusto/STF)

Ouça este conteúdo

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na noite desta terça-feira (25) manter a execução definitiva da pena de 27 anos e 3 meses de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O colegiado analisou a decisão do ministro Alexandre de Moraes em uma sessão extraordinária no plenário virtual.

O referendo também abrange outros seis réus do "núcleo crucial". O placar final é de 4 a 0. Os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin acompanharam o entendimento do relator. A sessão virtual ficará aberta até às 19h desta quarta-feira (26).

Mais cedo, Moraes encerrou a ação penal e determinou o início imediato do cumprimento das penas. Bolsonaro permanecerá na sala de Estado-Maior da Superintendência da Polícia Federal, no Distrito Federal, onde está preso preventivamente no âmbito de outro inquérito desde o último dia 22.

VEJA TAMBÉM:

O tenente-coronel Mauro Cid, delator no processo, é único réu do "núcleo crucial" a cumprir a pena em regime aberto e sem o uso de tornozeleira. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), é considerado foragido por estar nos Estados Unidos.

Moraes determinou a expedição de mandado de prisão de Ramagem e a inserção no Banco Nacional do Monitoramento de Prisões. O ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto seguirá preso na 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro.

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres cumprirá a pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira foram presos e encaminhados ao Comando Militar do Planalto, em Brasília.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.