Ouça este conteúdo
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou neste sábado (1º) que quase 40 senadores já são favoráveis à abertura de um processo de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
"Já chegamos a quase 40 senadores declaradamente a favor do impeachment do ministro Alexandre de Moraes", afirmou.
Para que o impeachment ocorra, são necessários os votos de 54 dos 81 senadores. No entanto, a oposição aposta que a maioria simples de 41 senadores poderia forçar o processo de impeachment a ser pautado pelo presidente do Senado.
O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ainda não se manifestou sobre a possibilidade de pautar processos de impeachment de ministros do Supremo. Pacheco, seu antecessor, era contrário à ideia.
"Tem que desmistificar essa pauta, porque esse é um instrumento previsto na Constituição. Há uma lei de impeachment que pode ser executada ou não, independente da vontade de um ministro do Supremo. A gente tem que parar com essa falsa narrativa de que discutir impeachment de ministro do Supremo é golpe, é antidemocrático… Está na Constituição", disse Flávio.
"Todo mundo percebe os absurdos, o excesso, a loucura, as maluquices, as insanidades que ele [Moraes] continua fazendo, completamente à revelia da lei, descumprindo a Constituição", complementou.