A sucessão do presidente Arthur Lira (PP-AL) vem sendo debatida pelos bastidores da Câmara dos Deputados, apesar dele não confirmar o seu apoio publicamente. As discussões sobre a disputa do cargo devem se intensificar a partir de setembro. Porém, a Gazeta do Povo apurou que "todos sabem da preferência" pelo seu aliado Elmar Nascimento (União-BA).
Elmar foi reeleito líder do União Brasil na Câmara em dezembro do ano passado e já informou que pretende disputar o cargo da presidência em fevereiro de 2025, quando termina o mandato de Lira no comando da Casa Baixa.
A preferência por Elmar também foi apontada no relatório do Ranking Político, divulgado nesta segunda-feira (19):
“Arthur Lira escolheu o deputado Elmar Nascimento (União Brasil/BA) para sucedê-lo. Desde o ano passado, este vem intensificando a sua relação com os colegas de olho na campanha. Nos festejos de réveillon, o presidente da Câmara e outros 20 deputados estiveram em festas de fim de ano na Ilha dos Frades, em Salvador, servindo de palco para o lançamento da campanha de Elmar para o comando da presidência da Casa", escreveu o ranking.
Segundo o relatório do ranking político, as festas de carnaval também foram um "termômetro mais alto da pré-campanha do deputado, que articulou a presença de cerca de 80 colegas para passar o período festivo em Salvador no 'Elmar Folia', com direito a entrada vip em camarotes e trios elétricos".
A folia em Salvador teve ainda um café da manhã que reuniu os futuros adversários políticos Brito e Nascimento; Arthur Lira; o governador Jerônimo Rodrigues (PT); além dos ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do Turismo, Celso Sabino.
Perfil
Natural de Campo Formoso (BA), Elmar Nascimento é formado em direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Tem pós-graduação em direito eleitoral pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia.
Já atuou em cargos eletivos em sua cidade natal, na esfera estadual e federal. Sua trajetória política teve início em 1996, quando foi eleito vereador em Campo Formoso, e depois reeleito em 2000. No ano de 2002, foi eleito deputado estadual, posição que ocupou por três mandatos consecutivos.
A partir de 2014, conseguiu ser eleito para a Câmara dos Deputados, onde segue por três mandatos consecutivos. Atualmente, segue como líder do União Brasil e já foi presidente da Comissão Especial do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião