A reprovação ao terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou em relação ao início do governo, de acordo com dados da nova rodada da pesquisa Ipec divulgada nesta sexta (9). O levantamento feito a pedido do jornal O Globo mostra que 40% dos brasileiros reprovam a gestão do petista, três pontos para cima na comparação com o levantamento de abril, de 37%, e de 35% em março.
Na avaliação mais detalhada da pesquisa, 32% dos brasileiros consideram a gestão de Lula como regular e 28% como ruim ou péssima, ambas crescendo na comparação com os levantamentos anteriores. Em abril, a avaliação regular era de 30%, enquanto que a ruim ou péssima era de 26%.
Já a avaliação ótima ou boa vem diminuindo, de 41% em março para 39% em abril e de 37% em junho. A pesquisa revelou que a aprovação de Lula diminuiu em seu principal reduto eleitoral, o Nordeste, com uma queda de 55% para 45% desde abril.
Metodologia
A pesquisa Ipec/O Globo foi realizada entre os dias 1º e 5 de junho, presencialmente, e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A reportagem do O Globo e o Ipec não revelaram mais detalhes da metodologia utilizada.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião