Os ministros do governo receberam orientações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a postura que deverão ter durante o período das eleições municipais. A informação foi divulgada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante uma coletiva de imprensa sobre a reunião ministerial com o presidente nesta quinta-feira (8).
De acordo com Rui Costa, Lula orientou os ministros a não atacarem os adversários e ainda disse que não cobrará nenhum alinhamento partidário nas eleições municipais.
“Aos ministros que fossem estar participando da campanha, ele [Lula] aconselhava que fizessem todos os elogios aos seus candidatos e não fizessem críticas ou ofensas a adversários, independente de quem é o adversário”, disse o ministro.
A posição de Lula visa respeitar os partidos do centrão que integram o governo e a ordem de não haver ataques vale para qualquer candidato, sendo da base de apoio ou oposição.
“Mesmo que lá não esteja falando no cargo de ministro, simboliza o governo e ele gostaria que o símbolo do governo dele fosse de que cada um é muito enfático na defesa do seu candidato, mas não precisa colocar adjetivos negativos sobre os outros candidatos que existirem em cada município”, declarou Rui Costa.
Outra orientação de Lula foi para que ministros do governo não participem das campanhas de candidatos que o “esculhambem”.
Além disso, o presidente avisou aos auxiliares que deve subir em poucos palanques durante esse período eleitoral, e que vai focar suas participações em valorizar os candidatos apoiados por ele.
“Ele [presidente] queria que replicasse o modus de fazer política que ele tem defendido. Ou seja, da cintura para cima, defendendo valores, defendendo propostas. E não de ataque a adversários”, explicou o titular da Casa Civil.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião