O secretário dos Estados Unidos, Antony Blinken, braço direito do presidente americano Joe Biden, virá ao Brasil para participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima semana. A informação foi divulgada por autoridades americanas.
Blinken também estenderá a viagem para as terras argentinas onde se reunirá com o novo presidente Javier Milei, em Buenos Aires.
A reunião de Blinken com Lula será para “enfatizar o apoio americano à presidência brasileira no G20” e para discutir questões bilaterais e globais, segundo informações do comunicado feito pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
Entre os assuntos que devem ser tratados com o petista, Miller citou a “organização da reunião de ministros de relações exteriores dos integrantes no Rio de Janeiro, a parceria EUA-Brasil para direitos trabalhistas, a cooperação na transição para energia limpa, e comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos”.
Já na reunião de ministros do G20, Blinken deverá focar na busca de paz e estabilidade, inclusão social, redução de desigualdades, combate à fome, controle de mudanças climáticas, promoção da energia limpa e desenvolvimento sustentável, e em melhorias da governança global. Ele também tentará engajar os demais países do bloco no apoio ao povo haitiano.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião