O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) informou que apresentará uma questão de ordem à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado contra a sabatina simultânea de Paulo Gonet e Flávio Dino, indicados pelo presidente Lula (PT) à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), respectivamente. A sabatina está marcada para acontecer na quarta-feira (13).
De acordo com o senador, a decisão do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União-AP), de sabatinar os dois indicados ao mesmo tempo é “inequivocamente inédita e inconstitucional, ao passo que fere os princípios constitucionais da eficiência, da proporcionalidade e da razoabilidade”.
A ideia da presidência da CCJ é esfriar a sabatina, intercalando perguntas para Gonet em meio às perguntas mais duras para Dino, para evitar que ele seja constrangido.
“O que se pretende, em termos de interesse público e de fidelidade ao texto constitucional, ao se dispensar o fracionamento habitual de referidas arguições públicas?”, questiona Vieira em nota enviada à Gazeta do Povo, nesta terça-feira (12).
Para Vieira, a sabatina simultânea deixará os parlamentares com pouco tempo para a formulação de perguntas e não permitirá o tempo necessário para que os sabatinados possam desenvolver suas respostas.
“Além de ineficiente, ignora também solenemente a um só tempo, os anseios do constituinte e dos cidadãos”, disse Vieira.
Caso a decisão do presidente da CCJ não seja desfeita, a oposição já indicou que concentrará esforços nos questionamentos a Flávio Dino.
Senadores que se opõem à indicação do ministro da Justiça devem voltar a abordá-lo com fatos incômodos: a suspeita de que foi omisso nos atos do 8 de janeiro; a recente descoberta de que a mulher de um líder do narcotráfico no Amazonas visitou a pasta comandada por ele; a defesa por parte de Dino da vigilância rígida das redes sociais; a perseguição à direita, entre outros temas.
Quais ONGs cooperaram com Moraes e são alvo do Congresso nos EUA
MST elege 133 candidaturas entre militantes próprios e políticos apoiadores da causa
Lula põe o comércio exterior brasileiro a serviço de terroristas e assassinos
Censura ineficaz: banimento do X no Brasil teve impacto mínimo no uso da rede social
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião