Os servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizaram um protesto, nesta quinta-feira (26), contra o presidente do órgão, Marcio Pochmann. As medidas "autoritárias" e "pouco transparentes" do economista à frente do IBGE foram as razões que motivaram as manifestações desta manhã.
O Sindicato dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística (Assibge) convocou o ato que ocorreu em frente à sede do Instituto, no Rio de Janeiro. Lideranças sindicais e funcionários do órgão participaram da manifestação.
"O ato exigirá que o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, altere o comportamento autoritário que tem marcado suas ações recentes e estabeleça um real processo de diálogo com os servidores em relação às diversas alterações em curso no Instituto", diz a convocação para a manifestação nas redes sociais.
Pochmann foi a figura indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o IBGE, mas sua gestão tem criado uma crise entre técnicos e servidores. Considerado um aliado do chefe do Executivo, o economista já presidiu a Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, e o Instituto Lula.
A tensão veio à tona nos últimos dias, quando a Assibge emitiu um comunicado afirmando que o instituto estava enfrentando um "considerável risco institucional” e contestou uma série de determinações e mudanças feitas pela gestão de Pochmann
Entre os pontos contestados, a Assibge questiona fim do trabalho remoto, mudanças de locais de trabalho, alterações no estatuto do IBGE, novo organograma gerencial e, sobretudo, a criação de uma fundação pública de direito privado, a IBGE+, também chamada pelos críticos de “IBGE paralelo”.
O economista, por outro lado, rebate as críticas. Em um nota divulgada nesta semana, Pochmann afirmou que possui "respaldo ministerial" para fazer as mudanças contestadas.
Para analistas ouvidos pela Gazeta do Povo, a inédita tensão no órgão, responsável por fazer números estatísticos oficiais do país, ameaça o plano do governo de reconquistar para o Brasil o tão almejado grau de investimento das agências internacionais de risco, condição essencial para atrair capital estrangeiro.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião