• Carregando...

#160 - Após comparar servidores públicos a parasitas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu desculpas e disse que foi mal interpretado.

***1) A comparação dos servidores públicos a “parasitas” que estão matando o “hospedeiro”, feita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, prejudicou o caminho a ser trilhado pela reforma administrativa do governo federal. Um estudo do Banco Mundial divulgado em 2019 revelou que os servidores públicos federais recebem salários, em média, 96% maiores que os pagos a trabalhadores da iniciativa privada em funções semelhantes. Além disso, o funcionalismo público tem centenas de carreiras e tabelas de progressão salarial.

Aliada ao teto de gastos e à reforma da Previdência, a reforma administrativa é a medida que falta para encaminhar o reequilíbrio das contas públicas. A reforma é, também, uma das pontas mais complexas desse processo. O setor público tem de prestar bons serviços, o que implica ter funcionários qualificados. Por outro lado, os servidores formam uma categoria muito organizada, com capacidade de pressão e mobilização capazes de dificultar ou mesmo impedir mudanças na lei.

A editora de República, Fernanda Trisotto, fala da realidade dos funcionários públicos do Brasil neste episódio do podcast 15 Minutos.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]