Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prisão de Bolsonaro

Sóstenes chama decisão de Moraes de “psicopatia em alto grau” por prisão de Bolsonaro no dia 22

Sóstenes Cavalcante
Líder do PL na Câmara criticou decisão de Moraes por decretar prisão de Bolsonaro no dia 22, número do partido nas urnas. (Foto: reprodução/Youtube TV Câmara)

Ouça este conteúdo

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), classificou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de prender preventivamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) exatamente no dia 22 como uma “psicopatia em alto grau”. Coincidentemente, 22 é o número do PL nas urnas.

Bolsonaro foi preso na manhã do último sábado (22) após a Polícia Federal indicar risco de fuga em meio à vigília convocada por seus apoiadores e de um alerta de tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica. Moraes sugere que o ex-presidente tentaria se refugiar na Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de 13 quilômetros de distância do condomínio onde mora, em Brasília.

Para Sóstenes, a prisão é a “maior injustiça da história”, segundo citou em uma entrevista à Folha de S. Paulo publicada nesta segunda (24).

VEJA TAMBÉM:

Sóstenes Cavalcante pontuou que Bolsonaro, mesmo condenado e, agora, preso, é o maior trunfo do PL – e “não cachorro morto como alguns querem colocar”. Para ele, quem o ex-presidente indicar como cabeça de chapa, “nós vamos apoiar”.

O político, no entanto, não deixou de apontar que há um sentimento entre os partidos de centro e de personalidades da direita que o nome mais competitivo neste momento para 2026 é o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo. Ele poderia formar uma chapa com vices como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), a senadora Tereza Cristina (PP-MS) e ACM Neto, vice-presidente do União Brasil.

Ou, ainda, uma “chapa dos sonhos” de Tarcísio e Ciro Gomes, recém filiado ao PSDB.

VEJA TAMBÉM:

Há a expectativa de que a prisão preventiva de Bolsonaro e o fim do prazo recursal da condenação no processo da suposta tentativa de golpe de Estado acelerem as articulações e negociações para a composição de uma chapa forte da direita para concorrer com a tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

Embora o petista ainda esteja à frente nas intenções de voto, a diferença com nomes da oposição vem diminuindo nas últimas semanas.

Tarcísio é o nome mais bem colocado entre os eleitores, seguido por Michelle. No entanto, entre os membros da família Bolsonaro, há a possibilidade de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também se coloque como um forte concorrente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.