Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Núcleo 2"

Após tentativa de fuga de Silvinei, STF decreta prisão domiciliar de Filipe Martins e mais nove condenados

Filipe Martins teve prisão domiciliar decretada neste sábado (27)
Filipe Martins teve prisão domiciliar decretada neste sábado (27) (Foto: Arthur Max/MRE)

Ouça este conteúdo

Um dia após a tentativa de fuga do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques para El Salvador, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decretou neste sábado (27) a prisão domiciliar do ex-assessor para Assuntos Internacionais do governo de Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins, e outros nove condenados pela suposta tentativa de golpe de Estado.

A ordem foi executada nesta manhã pela Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins e Distrito Federal, contra réus dos núcleos 2, 3 e 4 da suposta tentativa de golpe. Em casos em que há envolvimento de militares, houve apoio do Exército.

O objetivo seria evitar tentativas semelhantes de fuga de condenados que ainda não cumprem prisão por não terem esgotado recursos na corte.

Segundo a PF, foram impostas ainda medidas como proibição de uso de redes sociais e contato com outros investigados, entrega de passaportes, suspensão de documentos de porte de arma de fogo e a proibição de visitas.

Em Ponta Grossa (PR), a PF esteve na casa de Martins, segundo seu advogado, Jeffrey Chiquini para comunicar a decisão de Moraes.

"Hoje, dia 27 de dezembro, recesso, o ministro Alexandre de Moraes, sem qualquer alteração fática, sem qualquer necessidade concreta, decretou prisão domiciliar a Filipe Martins e restringiu visitas", disse Chiquini.

"Acontece que Filipe Martins já está há 555 dias com tornozeleira eletrônica, cumprindo de forma exemplar todas as [medidas] cautelares." Além do equipamento de monitoramento, o ex-assessor também estava proibido de deixar a cidade onde residia.

Martins foi condenado a 21 anos e seis meses de prisão. A decisão foi tomada no último dia 16, de forma unânime, pela Primeira Turma do STF. Ele integrava o chamado núcleo 2 da suposta tentativa de golpe de Estado investigada pela corte.

O mesmo núcleo era integrado por Vasques, que foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão acusado de ordenar operações no Nordeste com intuito de impedir a votação ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.

O ex-diretor-geral da PRF foi preso em Assunção quando tentava embarcar para El Salvador. Ele teria rompido a tornozeleira eletrônica, mas acabou sendo interceptado no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi e já retornou ao Brasil. No caso dele, Moraes decretou prisão preventiva.

VEJA TAMBÉM:

O advogado de Martins afirmou que "obviamente" recorrerá da decisão de Moraes. "Sabemos que as medidas cautelares só podem ser agravadas havendo alteração no quadro fático. Não há na nova decisão do ministro Moraes qualquer menção fática", diz.

"O que Filipe Martins tem a ver com a suposta tentativa de fuga de outro co-réu? É pacífico, isso é básico, isso é simples: que a pena não passará da pessoa do culpado. O nome disso é princípio da individualização das condutas."

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.