
Ouça este conteúdo
Pesquisa Altas/Intel divulgada neste sábado (1º) avalia e ranqueia os ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No levantamento, a ministra Simone Tebet (MDB), responsável pelo ministério do Orçamento e Planejamento, teve o melhor desempenho entre os entrevistados. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), por outro lado, foi o que teve maior índice de rejeição entre os eleitores.
Segundo o levantamento, Tebet foi a mais bem avaliada por 62% dos entrevistados. Os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) também foram bem avaliados pelos eleitores e apareceram com mais de 50% de aprovação.
Entre aqueles com maior rejeição entre a população, está o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Para 70% dos entrevistados o trabalho desenvolvido pelo político é ruim ou péssimo. Em seguida aparece Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, com 59% de reprovação entre os eleitores. Fernando Haddad (Fazenda), Calor Lupi (Previdência) e André Fufuca (Esporte) aparecem, cada um, com 55% de desaprovação.
Os entrevistados também avaliaram a reforma ministerial iniciada pelo presidente Lula na última semana. Para 45,6% dos consultados pelo levantamento, as mudanças na Esplanada dos Ministérios não vai melhorar o desempenho do governo. Além disso, 42,6% consideraram as mudanças "muito necessárias".
A pesquisa, contudo, foi realizada antes de Lula já fazer mudanças em seus ministérios. Após os dias em que o levantamento foi feito, o petista mudou o comando do Ministério da Saúde e substitui Nísia Trindades por Alexandre Padilha, que até então comandava a Secretaria de Relações Institucionais. No lugar de Padilha, Lula anunciou a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, que agora será responsável pela pasta.
O governo tem apostado nas mudanças de ministérios em busca de reverter a queda de sua popularidade. Levantamentos recentes indicam que Lula chegou aos maiores índices de desaprovação entre todos os seus mandatos. Em busca de reverter este cenário às vésperas das eleições de 2026, Lula também tem apostado de uma nova estratégia de comunicação.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Altas/Intel foi encomendada pela CNN Brasil e ouviu 2.595 pessoas entre 24 e 27 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança do levantamento é de 95%.





