Ouça este conteúdo
Três deputados do PT, sigla do presidente Lula, votaram contra o pacote fiscal do governo federal. A proposta foi aprovada na Câmara por 344 votos a 154 no primeiro turno e por 348 a 146 no segundo turno de votação.
Entre os deputados que votaram contra o texto nos dois turnos, estão: Natália Bonavides (PT-RN) e Rui Falcão (PT-SP). Já o deputado Marcon (PT-SE) votou contra a proposta só no primeiro turno.
O texto também foi aprovado em dois turnos de votação no Senado, na quinta-feira (19). A matéria é uma das prioridades do governo, que promete economizar cerca de R$ 70 bilhões até 2026.
Ao se posicionar contra a proposta, a deputada Natália Bonavides disse que não apoia propostas que “diminuem o poder do governo de mudar a vida do povo”.
“A especulação financeira chantageia o governo para fazer com que ele não dê certo e para sequestrá-lo. Querem fazer com que a agenda que foi derrotada nas urnas seja adotada pelo nosso governo. Ao contrário do que querem, o governo conquistou êxitos colocando em prática o programa eleito nas urnas de garantia de direitos e de combate às desigualdades. Nós precisamos continuar com essa agenda”, afirmou a deputada em nota.
O deputado Rui Falcão também já havia informado os seus colegas sobre o posicionamento contrário ao projeto.
18 deputados do PL votaram com o governo
Além da surpresa com os três parlamentares do PT, também surpreendeu o fato de 18 deputados do PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, terem votado a favor da proposta no primeiro turno da votação.
No segundo turno, 17 parlamentares do PL votaram com o governo Lula pela aprovação da proposta. Na comparação com os parlamentares que apoiaram o texto no primeiro turno, apenas João Carlos Bacelar (PL-BA) não registrou o voto.
A votação da PEC chegou a ser adiada por conta do risco de derrota do governo. O impasse foi resolvido após o governo negociar até R$ 5 milhões em emendas às vésperas da votação. Veja abaixo os 18 deputados do PL que votaram a favor da PEC do pacote fiscal em 1º turno:
- André Ferreira (PE);
- Antonio Carlos Rodrigues (SP);
- Detinha (MA);
- Icaro de Valmir (SE);
- João Carlos Bacelar (BA);
- Josimar Maranhãozinho (MA);
- Junior Lourenço (MA);
- Matheus Noronha (CE);
- Pastor Gil (MA);
- Roberto Monteiro Pai (RJ);
- Robinson Faria (RN);
- Rosângela Reis (MG);
- Sonize Barbosa (AP);
- Tadeu Oliveira (CE);
- Tiririca (SP);
- Vermelho (PR);
- Vinicius Gurgel (AP);
- Wellington Roberto (PB).