• Carregando...

O presidente dos EUA, Donald Trump, irá aumentar as tarifas para importação de aço e alumínio vindos do Brasil. Trump anunciou a medida em um post no Twitter, acusando o Brasil, assim como a Argentina, de provocar a desvalorização de suas moedas de forma deliberada. A decisão não deixa de ser surpreendente. Afinal, o governo Bolsonaro se orgulha da relação amistosa com líder americano.

A justificativa de Donald Trump para aumentar as tarifas de importação de aço e alumínio do país é de que a valorização do dólar, nesses casos, prejudica os produtores dos EUA. Trump tuitou que "Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para agricultores americanos."

Donald Trump disse que ainda que o Federal Reserve (banco central americano) deve atuar para que países como Brasil e Argentina não tirem vantagem do dólar forte, por meio da desvalorização de suas próprias moedas. Bolsonaro afirmou que, se for preciso, telefonará para Trump para encontrar uma solução.

As relações entre os dois países, entretanto, podem não estar tão bem quanto o presidente brasileiro quer aparentar. Segundo especialistas, Trump pode ter retaliado o Brasil pela recente aproximação com a China, país que é inimigo comercial dos EUA. Outra possibilidade é de que Trump tenha utilizado o aço e o alumínio como uma forma de dar um recado ao governo brasileiro. Isso porque o presidente citou, em sua postagem, os agricultores norte-americanos – que, a princípio, não têm relação com o mercado das duas matérias-primas. Como EUA e Brasil são concorrentes no mercado mundial de commodities agrícolas, Trump pode ter dado um alerta para que o governo brasileiro interfira no câmbio, freando a valorização do dólar.

>>> Assine a Gazeta do Povo

-------------------------

  • Ficha técnica
  • Apresentação: Giulia Fontes
  • Imagens: Lucas Lencin
  • Edição: Lucas Lencin
  • Roteiro: Rodrigo Fernandes
  • Arte: João Pedro

-------------------------

Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]