i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Disparo em massa

Qual a chance de o TSE cassar Bolsonaro e por que as ações contra ele serão julgadas em 2021

  • 20/11/2020 11:48
Qual a chance de Bolsonaro ser cassado no TSE por disparos em massa no Whatsapp
Bolsonaro tende a se livrar de cassação no TSE, mas ações ficam na gaveta para conter possíveis excessos do presidente| Foto: Isac Nobrega/PR

Integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) classificam como baixas as chances de a Corte cassar a chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão nas eleições de 2018. Mas o julgamento dos processos contra Bolsonaro e Mourão só deve ocorrer em 2021 por dois motivos: dar prioridade aos casos envolvendo as eleições de 2020; e conter possíveis abusos do presidente contra outros poderes.

Bolsonaro e Mourão respondem a ações impetradas pelo PDT e PT na Justiça Eleitoral por causa de disparos em massa de mensagens no Whatsapp que teriam beneficiado a chapa vitoriosa.

A chapa é investigada porque há a suspeita de que o impulsionamento dessas mensagens, contra adversários de Bolsonaro, tenha sido pago por empresas – o que caracterizaria doação eleitoral ilegal. Além disso, o conteúdo das mensagens conteria fake news principalmente contra Fernando Haddad, candidato petista que disputou o segundo turno contra Bolsonaro em 2018.

Bolsonaro e seus aliados negam que tenham contratado o serviço de disparos em massa.

Uma ação está pronta para julgamento, mas há dois motivos para ela ficar para 2021

No início de novembro, o corregedor-geral eleitoral e relator dos pedidos de cassação de Bolsonaro e Mourão, ministro Luís Felipe Salomão, liberou para julgamento em plenário a ação impetrada pela coligação de Ciro Gomes (PDT), cujo foco é o disparo de Whatsapp em massa. Essse processo tramita em conjunto com outra ação do PDT sobre o mesmo assunto.

Além desses processos, tramitam no TSE duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes), de autoria da coligação de Fernando Haddad (PT), que também questionam a legitimidade da vitória de Jair Bolsonaro por motivo semelhante. A expectativa inicial é que as ações do PDT devam ser analisadas em dezembro.

Embora ao menos uma das ações esteja pronta para ser julgada, o mais provável é que os processos fiquem para 2021. Há dois motivos.

Membros do TSE admitiram em caráter reservado à Gazeta do Povo que a prioridade da Corte neste momento é a análise de recursos provenientes das eleições municipais de 2020. Mesmo após o processo eleitoral, o tribunal será obrigado a se debruçar sobre uma avalanche de recursos, principalmente sob a alegação de que a pandemia da Covid-19 beneficiou candidatos que já detinham mandato eletivo.

Além disso, uma ala do TSE, encabeçada pelo ministro Alexandre de Moraes, entende que é importante ter essa ação em tramitação como uma espécie de "sobreaviso" da Corte contra eventuais excessos do presidente da República. Ou seja, a ameaça de cassação, representada pelos processos, seria um recurso para conter eventuais ímpetos de Bolsonaro contra os outros poderes.

Além de ministro do TSE, Moraes também é relator de três inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) que envolvem direta ou indiretamente o presidente: o das fake news; o dos atos antidemocráticos e o que apura a interferência política do presidente Jair Bolsonaro no comando da Polícia Federal, fato denunciado pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Disparo de mensagens em massa foi decisivo para resultado da eleição?

Nos corredores do TSE, integrantes da Corte dizem que os processos relacionados ao disparo de mensagens em massa, apesar de volumoso e bem substanciado, tem um grande problema: a ausência de elemento probatório que ligue o disparo em massa de WhatsApp como algo determinante para o resultado da eleição de 2018.

Na Justiça Eleitoral, é ponto pacífico que para ocorrer uma cassação de chapa, inclusive presidencial, os autos devem apresentar que a irregularidade eleitoral foi determinante para comprometer a integridade do pleito. Esse foi o argumento que, por exemplo, livrou a chapa dos ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) da cassação após ação impetrada pelo hoje deputado federal Aécio Neves (PSDB), candidato derrotado nas eleições de 2014.

Tramitam hoje no TSE, seis ações que pedem a cassação da chama Bolsonaro-Mourão. Quatro delas tratam especificamente sobre o disparo em massa: duas do PDT e as duas do PT. Destas, as encabeçadas pela chapa de Haddad são consideradas as mais densas. Além disso, essas ações podem ser abastecidas com informações dos inquéritos que estão sob a responsabilidade de Alexandre de Moraes no STF.

Integrantes do TSE avaliam reservadamente que, mesmo mediante a comprovação de que a campanha de Bolsonaro orquestrou um esquema de divulgação de notícias falsas (fake news) com o intuito de prejudicar a campanha de Haddad, ainda é necessário mensurar o quanto esse esquema foi determinante para converter votos em favor do então candidato do PSL. No segundo turno das eleições de 2018, Bolsonaro elegeu-se com 57 milhões de votos – 10 milhões a mais que o petista.

As investigações em tramitação no STF, segundo técnicos da Corte Eleitoral, tendem a corroborar a tese de que o presidente da República foi beneficiado por um sistema orquestrado de divulgação de notícias falsas sobre adversários. Assessores palacianos também têm pensamento semelhante, e por isso a ação do PT é a que causa maiores preocupações dentro do estafe do governo Bolsonaro. Mas há um problema nisso aí: o precedente negativo sobre o compartilhamento de provas.

Em 2017, durante o julgamento da chapa Dilma-Temer, o TSE ignorou provas colhidas por investigações da operação Lava Jato e livrou ambos de uma cassação de mandato. Dilma à época já havia sido afastada pelo impeachment, mas Temer corria o risco de deixar a Presidência.

Por 4 votos a 3, os ministros do TSE entenderam que a denúncia contra a chapa Dilma-Temer não tinha lastro probatório, que as provas mais substanciais não poderiam ser levadas em consideração pois teriam sido inseridas fora do prazo e que não houve lesão ao equilíbrio da disputa eleitoral.

No relatório do ministro Herman Benjamin, a coligação Dilma-Temer, à época, havia comprado, por R$ 25 milhões, apoio político de quatro partidos para aumentar o tempo de propaganda na TV; havia ainda obtido, de forma irregular, R$ 150 milhões da Odebrecht e se beneficiou de repasses da empresa Sete Brasil, fruto de propina paga para o PT  por contratos com a Petrobras.

39 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 39 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Ari Borgonovo

    ± 0 minutos

    PRA QUEM acompanha a politica sabe que podem cassar o bolsonaro a hora que quiserem tem o rabo muito preso com MAIA ALCOLUMBRE E STF. foi obrigado a se aliar a banda podre da politica pra salvar seu mandato , votei nele ele traiu os seus eleitores ao nào deixar investigar seu filho e fazer aliança com o centrão e os BAm BAbAM da politica tem ele nas mào por isso parece um pau de galinheiro todos que estào lá em cima cagam o tempo todo em sua cabeça e ele nào tem força pra reagir . se reagir é cassado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    pedro cruz

    ± 2 horas

    Mi mi mi. Qualquer analista político sabe que o eleitor escolheu Bolsonaro porque Haddad, Ciro, Alkmin, Meirelles, em maior ou menor grau, participaram dos governos que apodreceram a nação. Deixaram o país corrompido, violento, sem justiça, desigual, sistemas de educação, saúde e segurança pública colapsados. Ainda deixaram dívida pública de 5 trilhoes para os pobres pagarem. A porta estava podre

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 10 horas

    SE DEUS QUIZER !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dilbert

    ± 10 horas

    Quem não tem escrúpulos e despreza a democracia, como é o caso do Trump e do Bolsonaro, sabe que o melhor jeito de miná-la é deslegitimar as eleições. Por isso criam narrativas falsas, espalham desinformação e criam milícias digitais para alimentar o gado que não quer/consegue pensar. A volta do voto impresso é uma delas, pois o plano é derramar uma enxurrada de votos impressos falsos ao fim da eleição, permitindo contestar o pleito. Isso faz com que quem está no poder se perpetue no poder. Daí cabe perguntar: qual a diferença de um Trump, um Bolsonaro para um Putin, um Maduro, um Xi Jinping? Nenhuma! Só gente sórdida e vil como bolsofascistas apóia um plano destes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Paulo

      ± 8 horas

      Não é esse voto impresso que eles defendem. A urma eletronica continuaria a ser usada. A urna imprimiria o voto sem contato com o eleitor, que conferiria o voto através de um visor e essa impressao seria depositado em outra urna fisica, tudo sem contato manual.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 6 horas

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 13 horas

    Enquanto isto, na CPI dos Memes, o depoente Hans River revelou que, na verdade, foram os petistas quem contrataram os tais impulsionamentos. Hipocrisia é tudo para os comunistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronald Wigg

    ± 22 horas

    Em breve verdades serão descobertas e virá de fora tudo sobre fraude nas eleições Americana, Argentina, Bolivia e Brasil. Aguardem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Humberto B

    ± 23 horas

    Caramba, e o depoimento daquele operador que informou que era justamente o PT que estava fazendo isso? Fake News o que? O Lula ser bandido condenado em 2 instancias ou mais? Que o Haddad não foi reeleito devido ao seu péssimo governo? Pifio? ****

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 23 horas

    Chance ZERO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    humanitatis

    ± 23 horas

    País sem rumo, governo medíocre e caótico e entupido de aspones, pandemia sem combate efetivo e saúde sem comando, nenhuma medida lógica e efetiva na educação, meio ambiente sendo dilapidado e destruído, nenhuma perspectiva na economia. Resumo: país sem futuro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ronald Wigg

      ± 21 horas

      Cara acorda para real. Como todos os críticos fala muito mas não diz nada. Cai na real.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos fastruck

    ± 23 horas

    Isto tudo só vem um nome "chantagem", Moraes age como um mafioso, que produziu aí também outro inquérito fajuto para ser usado como moeda de troca contra Bolsonaro, pois todos nós sabemos que é baseado em mentiras e calúnias, pois fomos nós brasileiros que nos unimos em torno de Bolsonaro e "de graça" procuramos por todos os meios o convencimento de pessoas próximas, usando dos meios eletrônica os disponíveis, whatsapp principalmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wander

    20/11/2020 22:50:16

    Diante de denúncias que dinheiro em espécie, vindo de Cuba, veio financiar a campanha dos vermelhos daqui, nunca fizeram nada. Agora agem como verdadeiros chantagistas, esperando uma queda na popularidade ou até mesmo uma crise econômica mais aguda pra dar o bote. Verdadeiros tubarões farejando sangue. Este TSE é uma vergonha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joseph

    20/11/2020 22:25:16

    Palhaçada do TSE, e ameaças do alexandre de moraes, simplesmente ridículas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edney

    20/11/2020 22:14:17

    O TSE quer muito cassar a chapa mas sabe que as consequências seriam terríveis... Por isso mede a temperatura das ruas e vai mantendo o processo em banho maria como uma especie de ameaça velada. O que menos importa são os aspectos legais já que, invocando a Constituição inventa-se qualquer absurdo impunemente. Uma lástima!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ronald Santos

      20/11/2020 22:32:54

      Concordo plenamente!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    20/11/2020 22:06:43

    São duas as verdadeiras razões para o TSE ainda não ter julgado as levianas e irresponsáveis acusações: 1º - Não existe nada de irregular; tudo não passa de insinuações maldosas daqueles que, de fato, nada têm para contribuir; e, 2º - O que o TSE pretende é chantagear Bolsonaro, conforme Alexandre de Moraes: =>..., uma ala do TSE, encabeçada pelo ministro Alexandre de Moraes, entende que é importante ter essa ação em tramitação como uma espécie de "sobreaviso" da Corte contra eventuais excessos do presidente da República. Ou seja, a ameaça de cassação, representada pelos processos, seria um recurso para conter eventuais ímpetos de Bolsonaro contra os outros poderes.”<=. Nada mais além disso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Road Warrior

    20/11/2020 21:38:26

    quem deveria ser cassado pelo bem do País é esse CHORUME HUMANO - CANGACIRO GOMES - UM BRAVATEIRO MENTIROSO - O MESMO QUE REPETE "50% DO ORÇAMENTO É PÁPAGA JUROS PÁBANCO" ... E A ESQUERDALHA SORDIDA AINDA CHAMA ESSE LIXO DE TERCEIRA VIA....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stanislau Surek

    20/11/2020 21:15:49

    Justiça que demora não é justiça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    20/11/2020 20:36:41

    Eu ainda acredito num grande gesto desse perturbado e psicopata: a sua RENÚNCIA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 13 horas

      Eu não acredito que o Señor Caminante algum dia recupere a razão e o equilíbrio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Celson Luiz Corso

      ± 23 horas

      SR. Walker !! Espere sentado numa cadeira bem confortável pois Vossa Senhoria irá cansar e ficar deprimido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando

      20/11/2020 20:57:46

      Bolsonaro 2022 Garantido !!! Chora não...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joaquim

    20/11/2020 20:12:56

    Não há motivos para cassação. O presidente Jair Messias Bolsonaro age como excesso de estadismo. O Alexandre de Morais deveria ter sido por subversão a Constituição Federal. O cargo de diretor da polícia federal é exclusivo de nomeação do presidente da República Federativa do Brasil. Se o cargo é de confiança; lógico que coloca-se para assumir quem realmente é de confiança restrita do presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maxwell

    20/11/2020 19:48:52

    Urnas eletrônicas são inauferíveis e inauditáveis, Comprometendo a lisura do sufrágio. Em 2014, a chapa vencedora abusou da vagabundagem, comprando horário de tv, recebendo caixa 2, esquemas de petrolão... se fôssemos sérios e corretos, o PT e seus comparsas associados ao foro de São Paulo não deveriam mais existir, por crimes de lesa-pátria. O que ficou provado na CPI da fake news foi que o PT contratou os tais disparos. Mas o importante neste país não é ser honesto, mas sabotar o Brasil e governo do biroliro a todo instante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Batista Dos Santos

    20/11/2020 19:43:29

    Quem deveria ser cassado imediatamente é esse Sinistro Alexandre de Moraes. Onde já se viu, um chantagista ocupando um cargo de Ministro da mais alta do País?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Everaldo Basso

    20/11/2020 19:31:05

    Eles não tem coragem de cassar a chapa vencedora em 2018. Não são homens o suficiente para isso, porque sabem que os 57 milhoes de brasileiros que escolheram esse projeto não irão se acovardar !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Stanislau Surek

      20/11/2020 21:17:40

      57 milhões?? Se contar hoje não chega a 30, mesmo número dos esquerdopatas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata Faria

    20/11/2020 19:09:51

    Eles falam cm a cara mais lavada que chantageiam o Presidente enquanto eles perseguem cidadãos, militantes e jornalistas COMO NUNCA HOUVE NESTE PAÍS, PORQUE BANDIDOS NÃO DEVEM SER PERSEGUIDOS, MAS APENAS os APOIADORES DO GOVERNO, NÃO IMPORTA QUE SEJAM SENHORINHAS E TRABALHADORES O CABRESTO QUE ESSES **** NOS PÕEM É ALGO INDECENTE!!! A democracia deles é ditadura judicial esses 'pacifistas' que não param de falar de discurso de ódio são os que mais odeiam e perseguem, eles sim os verdadeiros fascistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    20/11/2020 19:05:55

    A esquerda consegue ser inútil e agora irritante. Deveriam entender que perderam a confiança da maior parte do eleitorado brasileiro, não foram disparos em massa de mensagens que nos levaram a eleger Bolsonaro. Até por que sinceramente não há lógica que alguém receba uma informação desconhecida e a aceite. Mas pessoas dedicadas a uma causa enviando aos seus contatos informações existiu. Fiz o mesmo, fiz campanha para Bolsonaro a todos meus contatos. Mas a própria arrogância da esquerda em nos menosprezar e a mídia socialista com sua agenda progressista derrubaram nossa confiança em candidatos "socialistas". Fácil de entender a realidade, estão tentando derrubar o que somos: conservadores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson Adam

    20/11/2020 17:54:15

    O TSE chantageia o executivo com ameaça de cassar a chapa e lambuja paralisa o executivo o máximo que pode, obstruindo a agenda vitoriosa que elegeu Bolsonaro em 2018. A fraqueja de Bolsonaro foi ter sido tolerante com o abominável STF. Tivesse destituído o STF e posta atrás das grades cada um dos 11 reis, o congresso não mostraria as unhas. Vence quem for mais cruel, neste caso a dupla congresso nacional e STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Euclides Jose Vargas Neto

    20/11/2020 17:40:30

    Para a surpresa de ninguém, o governo do “justicialista” Alberto Fernández, o poste de Cristina Kirchner, é um desastre. Eleito após o fracasso da administração liberal de Mauricio Macri, a dupla de esquerda conduz nuestros hermanos para o caos. Em breve, infelizmente, a Venezuela terá uma companhia de peso. A pobreza atinge 41% dos argentinos. Sim, quatro em cada dez são pobres. Eis a especialidade das esquerdas: eliminar a desigualdade social. Todos serão pobres! Salvo, claro, a classe política dominante. Essa, sempre preocupada com o bem-estar do povo, não pode empobrecer. Afinal, quem irá cuidar dos descamisados? (Fonte: Isto é)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo César de Castro Silveira

      20/11/2020 18:17:02

      Não houve fracasso liberal. Simplesmente não houve governo liberal.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Euclides Jose Vargas Neto

    20/11/2020 17:33:44

    Os bandidos e ladrões de esquerda da nação se agarram as próprias mentiras para tentar voltar ao poder. Querem acabar com o Brasil, como fizeram e estão fazendo com outros países (Cuba, Venezuela, Argentina etc). Deus nos ajude e dê consciência ao povo cego que não enxerga ou é cúmplice da corrupção!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    20/11/2020 16:17:21

    Puxa vida no meio de tantas notícias ruins de atrocidades eis que surge um raio de sol de esperança de dias melhores. Pena que só em 2021 e sendo assim teremos que terminar com 2020 agruras de frouxas palavras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • R

      Ronald Santos

      20/11/2020 22:42:29

      Putz! O cara se acha o sabichão! Sabe mais que os 80 milhões que votaram nele. Sim! foi muito mais que 57 milhões e todos com um mínimo de inteligência sabem. Mas não é o seu caso, pois diante da sua inteligência "elevadíssima", e diante de tantos milhões de "burros", a sua teve que ser exportada pro raio que o parta, um planeta longe dessa galáxia...........

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Emerson

      20/11/2020 17:44:23

      Paulo Santos: Caríssimo comentarista completamente enganado e equivocado estás assim como outros milhares de brasileiros que ainda cegamente e surdamente acreditam em lorotas mitológicas. Ainda bem que 2022 logo chegará.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Santos

      20/11/2020 16:47:22

      É fácil meter o pau em Bolso, aposto que, por vergonha, não consegues nos contar em quem votarias e quais são os políticos corretos em seu país ? Sou sincero e correto, continuo com Bolsonaro porque li o Plano de Governo do Poste 2. Aposto tb que não leu ou não soube interpretá-lo. Digno representante do "incino" atual. Meus pêsames porque quem só ataca não merece nada além disso. Tentes somar o ROMBO que Rato / Poste deixaram para NÓS pagarmos. Não tens nem ideia...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]