Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
“Marco global”

TSE compara urna eletrônica à descoberta do fogo e invenção da roda

(Foto: Reprodução/Instagram/TSE)

Ouça este conteúdo

Este conteúdo foi corrigido

Em postagem no Instagram neste domingo (23), a conta oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chamou as urnas eletrônicas brasileiras de um dos “eventos mais importantes da história”, comparando-as com a descoberta do fogo e a invenção da roda, considerados marcos da civilização humana.

“A criação da urna eletrônica foi um marco global em relação à tecnologia eleitoral. Não tem como pensar em eleições sem lembrar da queridinha do Brasil. Segura, confiável e acessível, ela fortalece a democracia há 29 anos!“, diz a postagem, acompanhada de uma foto com as imagens estilizadas de um fogueira, uma roda de madeira e uma urna eletrônica.

Poucas horas após a publicação, a postagem já tinha quase duas mil curtidas e 500 comentários, a maioria criticando a comparação inusitada, e lembrando que debates e questionamentos sobre o funcionamento das urnas eletrônicas têm sido coibidos pela Justiça Eleitoral nos últimos anos.

A postagem do TSE é bem semelhante a uma postagem anterior, feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE) em 28 de fevereiro deste ano. O TRESC também colocava a urna eletrônica como “uma das principais invenções da humanidade”, assim como a roda, a escrita e a eletricidade. Na postagem do TRESC, a contagem manual dos votos era descrita como “demorada e suscetível à manipulação” e com resultado lentos, mas que a partir de 1996, “a urna eletrônica modernizou o processo, garantindo mais rapidez, segurança e transparência”.  

Assim como o TSE, o STF tem provocado debates sobre sua comunicação institucional. O exemplo mais recente foi uma parceria firmada com o site humorístico Porta dos Fundos para veiculação de esquetes para “ampliar o acesso à informação sobre direitos femininos”, mas produzidas, segundo a corte, sem “o pagamento de cachês nem qualquer outro tipo de contrapartida financeira”.

Correção

A primeira versão desta reportagem apontava, erroneamente, que o TSE teria firmado uma parceria com o site humorístico Porta dos Fundos. Na verdade, a parceria com os atores foi feita pelo STF.

Corrigido em 24/03/2025 às 10:34

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.