• Carregando...

#Maior vazamento de dados da história preocupa milhões de brasileiros; este episódio do podcast 15 Minutos discute o que pode ser feito para evitar riscos ainda maiores e analisa como o poder público e as empresas precisam reagir

Com diferença de poucos dias, duas notícias sobre vazamento de dados na internet trouxeram dúvidas e preocupação aos brasileiros. E não é para menos.

Em janeiro, a empresa de cibersegurança PSafe revelou um vazamento de dados gigantesco no Brasil: são listados mais de 223 milhões de CPFs, incluindo dados de pessoas que já morreram. Junto deles também estão informações detalhadas de cidadãos brasileiros, incluindo foto e Imposto de Renda. Tudo está à venda em fóruns na internet.

Novo vazamento de dados aconteceu em fevereiro

Já em fevereiro, um novo vazamento de dados na internet pode ter exposto mais de 100 milhões de contas de celular segundo o dfndr lab, da empresa de cibersegurança PSafe. Entre as informações vazadas estão até o número de celular do presidente Jair Bolsonaro e da apresentadora Fátima Bernardes.

São várias perguntas as que surgem a partir dessas notícias. Quem vazou? Como vazou? O que eu faço se eu tive dados vazados? Como me proteger?

Para responder essas perguntas a convidada deste episódio do podcast 15 Minutos é Mariana Rielli, coordenadora geral de projetos da Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, uma instituição de pesquisa sobre privacidade e proteção de dados.

***

Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]