Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Caso Master

Vieira pede quebra de sigilos de empresa dos irmãos de Toffoli envolvidos com fundos do Master

Dias Toffoli
Ministro Dias Toffoli é alvo de críticas após nota do STF não esclarecer pontos sensíveis do inquérito do Banco Master. (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, pediu a quebra de sigilos da empresa Maridt Participações, controlada por irmãos do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), por suspeitas de blindagem patrimonial ligada a fundos do liquidado Banco Master. O requerimento mira dados bancários, fiscais, telefônicos e telemáticos entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2026, além de relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

A Maridt é controlada por José Carlos e José Eugênio Dias Toffoli, irmãos do ministro, e passou a ser alvo após reportagens apontarem ligação entre eles e um resort de luxo no interior do Paraná que tinha, ainda, participação de fundos do Master. Para Vieira, há a suspeita de que eles atuariam como “laranjas” em estruturas financeiras.

“É uma medida de extrema urgência e necessidade para o deslinde das investigações desta Comissão Parlamentar de Inquérito, que busca desmantelar a complexa rede de influência e lavagem de capitais que orbita em torno do Banco Master e de suas conexões com agentes públicos de cúpula”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

A Maridt foi sócia do resort Tayayá, em Ribeirão Claro (PR), em que o ministro, segundo apurações, é tratado por funcionários como o verdadeiro dono do empreendimento, o que levantou questionamentos sobre sua atuação como relator do caso no STF. A desconfiança ganhou força diante do sigilo absoluto decretado no processo e de decisões que contrariaram procedimentos usuais da Polícia Federal.

O requerimento de Vieira pede acesso detalhado a movimentações financeiras, contas bancárias, investimentos e bens mantidos pela empresa e por seus controladores. Também solicita registros de chamadas telefônicas, dados cadastrais, localização e conteúdos vinculados a redes sociais e aplicativos de mensagens.

Entre os dados solicitados estão informações de aplicativos de mensagens, redes sociais e de armazenamento em nuvem. Para o senador, a quebra de sigilo é essencial para identificar a real destinação do dinheiro e esclarecer os fatos apurados pela CPI.

VEJA TAMBÉM:

Parte da participação dos irmãos no Tayayá, avaliada em R$ 6,6 milhões, foi negociada com fundos ligados ao pastor e empresário Fabiano Zettel, cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. Na sede da Maridt S/A, que funciona na residência do casal José Eugênio e Cássia Pires Toffoli, a esposa do engenheiro disse desconhecer a participação do marido no resort de Ribeirão Claro.

“Moço, dá uma olhada na minha casa. Você está vendo a situação da minha casa? Eu não tenho nem dinheiro para arrumar as coisas da minha casa!”, afirmou em uma apuração do Estadão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.