
Ouça este conteúdo
Um avião transportando 135 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, na manhã deste sábado (15). Este é o quarto voo de repatriação desde o início do ano, quando o presidente Donald Trump reassumiu o poder nos EUA.
Após o desembarque, 75 dos deportados seguiram para o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).
Neste ano, três dos quatro voos com deportados dos EUA tiveram como destino Fortaleza. O outro voo aterrissou em Manaus, e foi o primeiro desde que Trump voltou ao poder.
Com a chegada do voo deste sábado, sobe para 498 o número de brasileiros deportados dos Estados Unidos desde janeiro. Os três voos anteriores trouxeram 158, 111 e 94 pessoas, respectivamente.
Segundo reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, dois homens saíram escoltados da aeronave por terem mandados de prisão expedidos no Brasil. Um responde por assalto e outro por porte ilegal de arma. Os mandados são de Minas Gerais e Mato Grosso. Eles foram conduzidos pela Polícia Federal.
Entre os passageiros, segundo o UOL, havia dez menores de idade. As autoridades cearenses e o governo federal organizaram uma operação de acolhimento para dar aos deportados kits de higiene pessoal, alimentação e assistência psicológica e social.



