Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Eleições

Ciro Gomes não dá!

Ciro Gomes, recém-filiado ao PSDB.
Ciro Gomes, recém-filiado ao PSDB. (Foto: Jarbas Oliveira/EFE)

Ouça este conteúdo

A primeira coisa que devemos constatar com a confusão do PL no Ceará é que o sistema conseguiu desarticular a direita com a prisão e o ostracismo de Jair Bolsonaro, o maior líder conservador do país. André Fernandes fala em seu nome ao pregar aliança com Ciro Gomes, enquanto a própria esposa Michelle Bolsonaro sai em defesa da candidatura de Eduardo Girão, do Novo. Qual a postura oficial do ex-presidente?

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino

Alguns membros do PL têm defendido o "pragmatismo" de apoiar Ciro, mas pragmatismo deveria ter limites. Ciro Gomes é um esquerdista oportunista, já foi ministro de Lula, defende coisas bizarras na economia típicas do nacional-desenvolvimentismo e nunca perde uma oportunidade de descascar bolsonaristas. Aliança com alguém com este perfil é dor de cabeça certa.

A verdadeira direita precisa se afastar de gente com esse perfil. Precisa delimitar uma linha divisória da qual não aceita passar. Por exemplo: Ciro Gomes, o capacho do regime chinês, não!

O problema dos "pragmáticos" é que eles nunca explicam qual o limite. Apoiar Hugo Motta, David Alcolumbre, agora Ciro Gomes, o que mais? Por que não aceitar logo ministérios no governo Lula para não deixar todo o poder com a esquerda lulista? Faz algum sentido? Teria alguma chance de sucesso um acordo desses?

Em política há que ser realista, sem dúvida, mas sem sacrificar princípios básicos. A direita está dividida, disputas eleitorais explicam o "fogo amigo" mais do que qualquer coisa, todos viram "traidores" na Austrália por rejeitar certas alianças nefastas - e vai ser curioso ver se até Michelle será tratada como uma traidora agora.

Afinal, para essa ala "bolsonarista" não há nada pior do que o Novo - nem mesmo Alexandre de Moraes. Basta ver a energia que dedicam para atacar o partido de Girão, Marcel van Hattem, Sebastião Coelho e Deltan Dallagnol, e como evitam críticas ao maior tirano do país.

Para essa turma, a "direita" faria tantas concessões a esquerdistas, nacionalistas intevencionistas e antiliberais que nem seria mais uma direita conservadora após esse processo todo. É um pessoal estranho que acha que Putin representa uma alternativa razoável aos globalistas do Ocidente. A verdadeira direita precisa se afastar de gente com esse perfil. Precisa delimitar uma linha divisória da qual não aceita passar. Por exemplo: Ciro Gomes, o capacho do regime chinês, não!

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.