
Um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (18) aponta que, em um eventual segundo turno para a disputa à presidência da República em 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está tecnicamente empatado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na preferência do eleitor.
Essa simulação foi feita em um dos diversos cenários da pesquisa estimulada e mostra que Lula teria 41,1% das intenções de voto, enquanto Tarcísio ficaria com 40,8%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Em relação às pesquisas anteriores, o presidente Lula teve queda nas intenções de voto, superior à margem de erro. Em janeiro de 2025, ele estava com 43,4%. Já Tarcísio de Freitas aparecia então com 40,6%, representando pouca variação em relação à última sondagem.
Cenário 9 - Estimulada
Se as eleições para presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos fossem somente Lula e Tarcísio de Freitas, em quem o(a) Sr(a) votaria?
- Lula: 41,1%
- Tarcísio de Freitas: 40,8%
- Não sabe/não opinou: 4,5%
- Nenhum/Branco/Nulo: 13,6%
Tarcísio fica atrás de Lula nas intenções de voto para 1º turno em 2026
A pesquisa também simulou a disputa entre Tarcísio e Lula num eventual primeiro turno. Na pergunta sobre a concorrência entre os dois, Lula ficaria em primeiro lugar na preferência do eleitorado, com 34,1% das intenções de voto, e Tarcísio viria na sequência, com 21,9%. Em seguida, aparece Gusttavo Lima (sem partido), com 11%; Ciro Gomes (PDT), com 10%; Ronaldo Caiado (União) com 4,1%; Eduardo Leite (PSDB), com 2,8%; e Helder Barbalho (MDB), com 1,3%.
A preferência por Lula é significativamente maior entre os católicos, uma vez que 39,6% dos respondentes da pesquisa optam pelo político do PT e 19,8% por Tarcísio. Já entre os evangélicos, a predileção se inverte e Tarcísio fica com 29,1%, enquanto Lula recebe 21,8% das intenções de voto.
Entre os eleitores da região Nordeste, 48,2% optam por Lula e apenas 12% por Tarcísio, enquanto 21,5% dos eleitores do Norte e do Centro-Oeste preferem Lula e 19,8% escolhem Tarcísio. Já na região Sudeste do país, 33% optam pelo político do PT e 27,8% pelo governador de São Paulo. No Sul, 23,6% preferem Lula e 25,9% optam por Tarcísio nas eleições para presidente em 2026.
Cenário 3 - Estimulada
Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos agora fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?
- Lula: 34,1%
- Tarcísio de Freitas: 21,9%
- Gusttavo Lima: 11%
- Ciro Gomes: 10%
- Ronaldo Caiado: 4,1%
- Eduardo Leite: 2,8%
- Helder Barbalho: 1,3%
- Não sabe/não opinou: 5,1%
- Nenhum/Branco/Nulo: 9,6%
Paraná Pesquisas aponta que Tarcísio venceria de Haddad em 2026
Em uma outra possibilidade sondada pelo Paraná Pesquisas, em uma eventual disputa contra Fernando Haddad (PT), Tarcísio venceria com 23,9% das intenções de voto. Nesse recorte, Haddad somou 18,9%. Em seguida, apareceram Ciro Gomes, com 16,7%; Gusttavo Lima, com 12,4%; Ronaldo Caiado, com 4,2%; Eduardo Leite, com 3,8%; e Helder Barbalho, com 1,3%.
A preferência por Haddad ou Tarcísio é bastante similar entre o segmento dos católicos, uma vez que 21,7% dos respondentes da pesquisa optaram pelo político do PT e 21,1% por Tarcísio. Já entre os evangélicos, o "herdeiro político" de Jair Bolsonaro (PL) fica com 32,7%, enquanto Haddad recebe 12,4% das intenções de voto.
Entre os eleitores do Nordeste, 23,1% optam por Fernando Haddad e 14,3% por Tarcísio, enquanto 10,6% dos eleitores do Norte e do Centro-Oeste preferem Haddad e 21,1% escolhem Tarcísio. Já na região Sudeste do país, 21,5% optam pelo político do PT e 30,1% pelo governador de São Paulo. No Sul, 12,3% preferem Haddad e 27,2% optam por Tarcísio nas eleições para presidente em 2026.
Cenário 5 - Estimulada
Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos agora fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?
- Tarcísio de Freitas: 23,9%
- Fernando Haddad: 18,9%
- Ciro Gomes: 16,7%
- Gusttavo Lima: 12,4%
- Ronaldo Caiado: 4,2%
- Eduardo Leite: 3,8%
- Helder Barbalho: 1,3%
- Não sabe/não opinou: 5,8%
- Nenhum/Branco/Nulo: 13%
- Metodologia: O instituto Paraná Pesquisas realizou as entrevistas entre os dias 13 e 16 de fevereiro. O grau de confiança é de 95% com margem de erro estimada de 2,2 pontos percentuais para os dados gerais coletados no país. Para o estrato da Região Sudeste foram realizadas 848 entrevistas. Na Região Nordeste foram 558 entrevistados e no estrato da Região Norte + Centro-Oeste foram 303 entrevistas. Na Região Sul, o instituto de pesquisa ouviu 301 entrevistados.
Tarcísio reafirma que não pretende ser candidato a presidente
Apesar do bom desempenho detectado nas recentes pesquisas de intenção de voto, o governador de São Paulo mantém o discurso de que não pretende ser candidato à Presidência em 2026. Nesta terça-feira (18), Tarcísio afirmou que prioriza a gestão estadual e rechaçou qualquer articulação sobre uma eventual candidatura.
"Não tenho falado com ninguém, não sou candidato, não tenho interesse, e as pessoas próximas devem falar pelo seus próprios interesses. Não serei candidato", disse ao jornal Folha de S. Paulo, em resposta a reportagens sobre a possibilidade de candidatura à Presidência.
Ele também negou que tenha discutido o tema com aliados e ressaltou que especulações são baseadas em interesses de terceiros. "Ninguém fala por mim", complementou.
Na segunda-feira (17), em evento do PL realizado em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, Tarcísio reafirmou que segue alinhado com o ex-presidente Jair Bolsonaro. "Nossa responsabilidade é trabalhar para que, em 2026, a prosperidade e a esperança retornem. E a nossa esperança é a maior liderança da direita, que hoje está no PL e que vai voltar a ser o nosso presidente da República, que é Jair Messias Bolsonaro", disse.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Os 5 grandes problemas da denúncia da PGR contra Bolsonaro
PF, Moraes e PGR sabiam que Filipe Martins não havia saído do Brasil antes da prisão, afirma a defesa
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião