O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi formalizado, em São Paulo, nesta quinta-feira (19) durante o evento de três dias, que conta com a presença dos governadores "presidenciáveis" da direita brasileira: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o paranaense Ratinho Junior (PSD) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
Durante a coletiva de imprensa, o trio afirmou que o Cosud não tem viés político e nem objetivo de ser um contraponto ao Governo Lula. "De forma nenhuma isso representa um distanciamento do governo federal. A palavra é cooperar, dialogar e desenvolver", ressalta Freitas.
Zema, que foi alvo de críticas em agosto, quando defendeu o consórcio em oposição aos privilégios no atendimento dos estados nordestinos, ressaltou que o Cosud "veio para somar e não dividir".
“Estes sete estados tem o maior interesse que este país avance e são os estados que mais podem contribuir, tanto pelo o que representam de população , como pelo que representam de produção”, declarou o governador mineiro, que encerrou o discurso dizendo que “o Brasil vai dar certo”.
O grupo tem uma presidência rotativa, atualmente a coordenação está nas mãos do governador paranaense, que criticou os países que apontam o dedo para o Brasil, mas não vão bem no tema do meio ambiente. “Muitas vezes países que não fizeram o dever de casa apontam o dedo para nós” critica Ratinho, que defendeu o desenvolvimento sustentável.
Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul e a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL), também estiveram no evento. Ambos defenderam a criação de um fundo emergencial para problemas climáticos. Os estados do Sul sofrem com o impacto das fortes chuvas que fizeram vítimas e deixaram pessoas desabrigadas nas últimas semanas.
O Cosud foi criado em 2019, mas apenas este ano se tornou um grupo oficial, isso porque tinha que ser aprovado nas sete assembleias legislativas que compõe o grupo. Espírito Santo e Rio de Janeiro ainda precisam formalizar a entrada no consórcio.
Somados os estados possuem cerca de 119 milhões de habitantes e 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os temas mais discutidos nesta edição do Consórcio serão a integração dos sistemas de Segurança Pública entre os estados e políticas públicas voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião