Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PL no alto escalão

Ricardo Nunes define secretários para segundo mandato na prefeitura de São Paulo

Ricardo Nunes (MDB) já escolheu seu vice Mello Araújo (PL) para a Secretaria de Projetos Estratégicos, outros nomes ainda devem ser indicados por Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Apoiado por Bolsonaro, Ricardo Nunes (MDB) terá vice e parte dos secretários indicados pelo PL (Foto: Luiz Blanco/Campanha Ricardo Nunes)

Ouça este conteúdo

O prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), definiu os nomes de quase todos os secretários para o segndo mandato que inicia em 1º de janeiro de 2025. Apesar de contar com 12 legendas na coligação que venceu as eleições municipais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o MDB terão maior influência no novo governo.

Além de Nunes, o vice-prefeito eleito, coronel Ricardo de Mello Araújo (PL), também toma posse do cargo na próxima semana. Ao lado do prefeito, ele compôs a chapa MDB-PL, indicado para o posto como homem de confiança do ex-presidente da República.

Antes de anunciar os secretários nesta quinta-feira (26), Nunes instituiu um conselho de avaliação dos nomes indicados pelos partidos e por líderes políticos, entre eles, Bolsonaro, Valdemar Costa Neto (PL) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O grupo foi formado por Edson Aparecido (secretário de Governo), Vitor Sampaio (chefe de gabinete), Fabrício Cobra (chefe da Casa Civil), João Cury (diretor-presidente da Cohab-SP) e Elisabete França (secretária de Urbanismo e Licenciamento).

Nesta quinta-feira, Nunes confirmou Angela Gandra da Silva Martins, filha do jurista Ives Gandra Martins, como nova secretária de Relações Internacionais, cargo anteriormente ocupado por Marta Suplicy (PT) e Aldo Rebelo.

Angela atuou como secretária no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos durante a gestão de Damares Alves no governo Bolsonaro. A indicação foi articulada pela vereadora eleita Zoe Martins (PL), próxima de Damares e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que também apoiaram o nome.

Outra pasta cedida ao PL é a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que será comandada por Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano. Ashiuchi, que conclui o segundo mandato na terça-feira (31), substituirá nomes mais progressistas que comandaram a secretaria durante o primeiro mandato de Nunes.

VEJA TAMBÉM:

Secretaria da Educação entra no radar do PL

Das 35 secretarias, Nunes já definiu a maior parte dos nomes, mas a Secretaria da Educação, atualmente ocupada por Fernando Padula, ligado ao PSDB e indicado por Bruno Covas em 2021, segue indefinida.

Segundo apuração da Gazeta do Povo, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, articula para que o partido assuma o comando da pasta na segunda gestão de Nunes. Um dos principais cotados é o deputado estadual Tomé Abduch, vice-líder do governo Tarcísio na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Abduch já recusou a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento, mas estaria disposto a aceitar a Educação, devido à maior visibilidade da pasta. Também não está descartada a permanência de Padula no cargo.

Fundador do PSDB auxilia Ricardo Nunes na escolha dos secretários

A relação entre Ricardo Nunes e Edson Aparecido começou quando Nunes era vice de Bruno Covas. Ex-secretário de Saúde na gestão Covas, Aparecido deixou o PSDB em 2022, migrando para o MDB. Desde então, tornou-se uma figura central na administração municipal, comandando a Secretaria de Governo com amplos poderes.

Além de permanecer no cargo, Aparecido liderou o grupo responsável pela montagem do secretariado do segundo mandato de Nunes.

Nomes já confirmados no segundo mandato de Nunes:
• Secretaria de Relações Internacionais: Angela Gandra da Silva Martins
• Secretaria de Gestão: Marcela Arruda
• Secretaria do Verde e Meio Ambiente: Rodrigo Ashiuchi
• Secretaria de Governo: Edson Aparecido dos Santos
• Secretaria de Planejamento: Clodoaldo Pelissioni
• Secretaria de Subprefeituras: Fabrício Cobra
• Secretaria da Casa Civil: Enrico Misasi
• Secretaria de Transportes: Celso Jorge Caldeira
• Secretaria de Saúde: Luiz Carlos Zamarco
• Secretaria da Pessoa com Deficiência: Silvia Grecco
• Secretaria de Infraestrutura e Obras: Marcos Monteiro
• Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social: Eliana Gomes
• Secretaria de Projetos Especiais: Mello Araújo
• Procuradoria Geral do Município: Luciana Sant’Ana Nardi

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.