• Carregando...
Ricardo Nunes reformula Secretaria de Justiça e nome ligado ao PT é tido como favorito para assumir a pasta
Secretária umnicipal de Justiça deixará o cargo e nome ligado ao PT é tido como favorito para assumir a pasta na gestão de Ricardo Nunes.| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), está preparando mudanças na Secretaria Municipal de Justiça de São Paulo neste segundo mandato à frente do Executivo paulistano e um nome ligado ao PT está entre os favoritos para assumir o cargo.

Conforme apurado e confirmado pela Gazeta do Povo, a atual secretária da pasta, Eunice Prudente, está deixando o cargo para assumir uma nova função em outro órgão. As mudanças devem ser oficialmente anunciadas nos próximos dias.

Eunice reassumiu em janeiro deste ano como secretária Municipal de Justiça, cargo que havia ocupado do início de 2021 a abril de 2024. Ativista do movimento negro, ela havia saído para comandar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SMDET), pasta que ficará sob o comando do vereador Rodrigo Goulart (PSD).

O principal nome cogitado para substituir Eunice na pasta é o advogado André Lemos Jorge, atual conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Lemos foi presidente do CNE e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), subordinados ao Ministério da Educação, até setembro do ano passado.

De acordo com fontes ouvidas pela Gazeta do Povo, Lemos tem força política principalmente junto a caciques do Partido dos Trabalhadores (PT). O poder de influência teria sido fundamental para feitos em seu mandato como a aprovação das obras de reforma do prédio do CNE.

Além disso, assim como Eunice Prudente, André Lemos Jorge assinou em 2020 o manifesto “Basta!” contra o então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O documento afirmava que o país estava à "mercê de uma ação genocida do presidente da República" e que o então presidente exercia o mandato "para arruinar com os alicerces de nosso sistema democrático".

Essa não é a primeira vez que o prefeito Ricardo Nunes escolhe nomes vinculados à esquerda para sua gestão. Marta Suplicy, por exemplo, que se refiliou ao PT no ano passado para compor, nas eleições municipais de 2024, como candidata à vice-prefeita na chapa de Guilherme Boulos (Psol), foi secretária municipal de Relações Internacionais de Nunes até janeiro de 2024.

Soninha Francine (Cidadania), por sua vez, atual secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, foi filiada ao PT até 2007, partido ao qual pertenceu por quase 20 anos. Questionado pela Gazeta do Povo em entrevista durante a campanha a reeleição, Nunes reconheceu que preza mais pela competência dos seus secretários que por seus alinhamentos ideológicos.

Advogado com mestrado e doutorado pela PUC/SP, Lemos foi juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) de 2024 a 2016 e foi membro do Conselho Técnico Científico da Capes durante os primeiros mandatos do presidente Lula (PT). Ele também dirigiu a pesquisa e a pós-graduação do Complexo FMU/Fiam-Faam, além do mestrado e o doutorado na Uninove.

A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a prefeitura de São Paulo, com o Conselho Nacional de Educação e com o advogado André Lemos Jorge, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]