O secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, afirmou à Gazeta do Povo que um dos focos da gestão é diminuir a diferença que existe na qualidade de ensino entre escola particular e pública.
O secretário paulista também ressaltou a atenção na tentativa de fazer o estado subir no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). São Paulo ocupa a sexta posição nacional do Ideb, atrás de estados com orçamentos inferiores destinados à pasta da Educação.
“Mais importante do que o primeiro lugar [no Ideb] é diminuir a diferença da escola pública para a escola particular. Hoje tem uma distância muito grande. Por exemplo, no Paraná, era uma distância de 30% na nota entre a particular e a pública, um abismo. Na minha gestão [no Paraná] conseguimos reduzir pela metade essa distância. Em São Paulo também quero ver essa distância diminuir. É a notícia que mais vai me agradar: ver a escola pública junto com a escola particular”, afirmou Feder.
Em São Paulo, Feder reformulou a oferta para o ensino médio
Em São Paulo, no primeiro ano como integrante do time do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Renato Feder reformulou o Ensino Médio paulista, uma das estratégias que o secretário aponta como alavanca para diminuir a diferença entre ensino público e privado.
“A questão mais urgente que a gente encontrou foi o novo Ensino Médio, que foi desenhado com amplitude muito grande em São Paulo, com 11 itinerários e 300 possíveis disciplinas. E a educação profissional muito pequena, só tinha 25 mil alunos. Diminuímos para dois itinerários com nove disciplinas focadas na vida profissional e vida futura do estudante”, disse Feder.
O chefe da pasta da Educação também ressaltou o movimento para tornar as aulas mais atrativas. “Essas nove disciplinas incluem oratória, liderança, empreendedorismo, educação financeira e mídias digitais, que o aluno provavelmente vai usar na vida adulta. Quando o estudante vê que tem essa possibilidade, fica muito animado. Como são só nove disciplinas e não 300, a gente consegue treinar os professores para dar aulas focadas com cada conteúdo correto.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião