Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Temporal alaga ruas, estações de metrô e deixa milhares sem energia em São Paulo

temporal São Paulo
Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta severo para temporais na tarde desta sexta-feira (24). (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta severo para tempestades na tarde desta sexta-feira (24) para a capital paulista. Várias ruas e avenidas foram alagadas, assim como algumas linhas do metrô. Parte do teto de um shopping center não suportou as chuvas e cedeu – não há informações de feridos – e milhares de consumidores estão sem energia elétrica.

O alerta da Defesa Civil foi emitido por volta das 16h em um sistema que a mensagem é enviada a todos os celulares de uma determinada região sem a necessidade de cadastro prévio. O texto alertava para rajadas fortes de vento e possibilidade de alagamentos, e sugeria aos cidadãos que buscassem um local seguro.

O Instituto Nacional de Meteorologia havia emitido outro alerta pela manhã, sobre a possibilidade de temporais com queda de granizo e potenciais desligamentos na rede elétrica.

Metrô teve estações alagadas e linhas em velocidade reduzida

A linha 1-Azul do metrô de São Paulo estava funcionando com velocidade reduzida após o temporal. De acordo com boletim emitido no site oficial do serviço, houve um maior tempo de parada porque as estações Armênia, Jardim São Paulo e Tucuruvi foram inundadas. Os alagamentos afetaram outras linhas. Não há previsão de normalização do serviço.

Vídeos postados em redes sociais mostram o momento em que parte do teto do Shopping Center Norte cai por conta do grande volume de chuvas. A reportagem entrou em contato com a administração do local e até a publicação desta reportagem não houve resposta. Não há informações sobre feridos.

CGE identificou rajadas de vento de mais de 70km/h

As estações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Pulo (CGE) registraram rajadas de vento de mais de 70km/h na região do Aeroporto de Guarulhos. As estações de Pinheiros-Vila Madalena e Santana-Carandirú registraram, respectivamente, 90 mm e 83,2 mm de chuva acumulada nesta tarde.

Dentro da área de concessão da Enel, cerca de 180 mil unidades consumidoras estavam sem fornecimento de energia elétrica por volta das 17h. Em Jandira, mais de 16% dos consumidores ficaram sem luz. Em São Paulo, 141 mil unidades ficaram sem energia depois do temporal.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.