As aulas do Colégio Ateneu, da rede particular de ensino, foram suspensas na última terça-feira (26), porque um aluno teve o diagnóstico de gripe A H1N1 confirmado por exames laboratoriais. A previsão é que as atividades sejam retomadas na segunda-feira (31). O estudante foi medicado, passa bem e está em isolamento domiciliar. Ninguém soube explicar como ele contraiu a doença.
O último contato do aluno com os colegas foi no sábado (22), quando ele realizou prova no período da manhã. De acordo com informações do Colégio Ateneu, o aluno passava bem e não apresentada nenhum sintomas de gripe. Entretanto, ele começou a passar mal no sábado a noite e procurou atendimento no domingo (23) pela manhã. O resultado confirmando a doença chegou na terça-feira.
Um aluno do colégio, que não quis se identificar, contou que as atividades foram suspensas assim que o resultado chegou. "A gente estava no meio da aula e o diretor disse que cancelaram as atividades porque diagnosticaram um caso na escola", afirmou. Segundo ele, o estudante infectado não compareceu à escola nem na segunda nem na terça-feira.
A partir do caso, os pais dos alunos foram orientados pelo colégio para procurarem o médico, caso algum aluno apresente sintomas de gripe. O Colégio Ateneu garantiu que tomou todas as providências necessárias para evitar a proliferação do vírus A H1N1 foram tomadas, como a instalação de copos descartáveis ao lado dos bebedouros e disponibilização de álcool em gel no ambiente escolar.
O secretário municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian, considerou a medida como positiva. "Tendo sido confirmado um caso, foi de bom senso a suspensão das aulas, já que ele entrou em contato com outros adolescentes", afirmou. De acordo com Agajan, se os alunos que tiveram contato com o colega infectado apresentarem sintomas de gripe, devem procurar um serviço médico imediatamente.
A cada dia, 3 novos casos
Desde que o primeiro caso de gripe A H1N1 foi confirmado em Londrina, a cidade passou a registrar uma média de 3,2 novos casos a cada dia. O levantamento levou em conta o número total de pacientes infectados com a doença, que chegou a 199 nesta quarta-feira (26), de acordo com o último boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde, além da quantidade de dias desde o primeiro caso.
Deixe sua opinião