• Carregando...

Para secretário, lavar as mãos e evitar aglomerações são as principais medidas para evitar o contágio da nova gripe

Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

O Comitê Gestor da Saúde de Londrina, que avalia as ações a serem tomadas para evitar a proliferação da gripe A H1N1, decidiu em reunião na manhã desta terça-feira (4) intensificar as campanhas de conscientização sobre as medidas de prevenção da nova gripe.

O secretario da Saúde, Agajar Der Bedrossian, informou à reportagem do ParanáTV, que a pasta já está emitindo panfletos que serão distribuídos nas ruas, centros comerciais, feiras e supermercados. Agajan também ressaltou que é fundamental lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações. "Essa foi uma das razões para as suspensões de aulas. Mas percebemos que as pessoas não se aglomeram nas escolas, porém em outros lugares. É importante que a população tenha consciência do problema que estamos vivendo", comentou.

Durante a reunião, o promotor de saúde pública Paulo Tavares fez uma série de recomendações e pediu a disponibilização de álcool em gel para as pessoas nos locais de grande aglomeração, como no Terminal Urbano. Ao ser questionado sobre essa recomendação, o secretário voltou a afirmar que a lavagem das mãos é a principal medida de prevenção. "Fundamentalmente é usar água e sabonete para a higienização das mãos, na ausência de uma pia próximo deve-se ser usado o álcool em gel", disse.

De acordo com o secretário, durante o encontro também ficou decidido pela descentralização da distribuição do antiviral. "Essa era uma preocupação que tínhamos. Agora temos a medicação no Centro de Referência, localizado no PAM, na Unidade de Saúde do Jardim Leonor e nos hospitais. Com isso vamos facilitar o acesso e dar maior agilidade", afirmou.

Mulher de Ibiporã morre de gripe A

Uma moradora de Ibiporã, no Norte do Paraná, morreu na madrugada desta terça-feira (4) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei em Londrina. A mulher, de 37 anos, era um caso já confirmado de gripe A e foi transferida de Ibiporã já doente, em razão da gravidade do estado de saúde. No total ela passou mais de 10 dias internada, segundo informações da secretaria municipal de saúde.

É a segunda morte por gripe A em Londrina e a quinta no Paraná confirmada oficialmente pela secretaria municipal. O primeiro óbito na cidade foi de um representante comercial de Curitiba que morreu no Hospital do Coração no dia 21 de julho. Ele tinha 31 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]