Para secretário, lavar as mãos e evitar aglomerações são as principais medidas para evitar o contágio da nova gripe
- RPC TV Coroados
Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
O Comitê Gestor da Saúde de Londrina, que avalia as ações a serem tomadas para evitar a proliferação da gripe A H1N1, decidiu em reunião na manhã desta terça-feira (4) intensificar as campanhas de conscientização sobre as medidas de prevenção da nova gripe.
O secretario da Saúde, Agajar Der Bedrossian, informou à reportagem do ParanáTV, que a pasta já está emitindo panfletos que serão distribuídos nas ruas, centros comerciais, feiras e supermercados. Agajan também ressaltou que é fundamental lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações. "Essa foi uma das razões para as suspensões de aulas. Mas percebemos que as pessoas não se aglomeram nas escolas, porém em outros lugares. É importante que a população tenha consciência do problema que estamos vivendo", comentou.
Durante a reunião, o promotor de saúde pública Paulo Tavares fez uma série de recomendações e pediu a disponibilização de álcool em gel para as pessoas nos locais de grande aglomeração, como no Terminal Urbano. Ao ser questionado sobre essa recomendação, o secretário voltou a afirmar que a lavagem das mãos é a principal medida de prevenção. "Fundamentalmente é usar água e sabonete para a higienização das mãos, na ausência de uma pia próximo deve-se ser usado o álcool em gel", disse.
De acordo com o secretário, durante o encontro também ficou decidido pela descentralização da distribuição do antiviral. "Essa era uma preocupação que tínhamos. Agora temos a medicação no Centro de Referência, localizado no PAM, na Unidade de Saúde do Jardim Leonor e nos hospitais. Com isso vamos facilitar o acesso e dar maior agilidade", afirmou.
Mulher de Ibiporã morre de gripe A
Uma moradora de Ibiporã, no Norte do Paraná, morreu na madrugada desta terça-feira (4) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei em Londrina. A mulher, de 37 anos, era um caso já confirmado de gripe A e foi transferida de Ibiporã já doente, em razão da gravidade do estado de saúde. No total ela passou mais de 10 dias internada, segundo informações da secretaria municipal de saúde.
É a segunda morte por gripe A em Londrina e a quinta no Paraná confirmada oficialmente pela secretaria municipal. O primeiro óbito na cidade foi de um representante comercial de Curitiba que morreu no Hospital do Coração no dia 21 de julho. Ele tinha 31 anos.
Crise do Pix, dólar alto, gastos públicos e guerra por emendas podem afundar popularidade de Lula
Volta de Trump cacifa Eduardo Bolsonaro como principal articulador da direita no exterior
Trump, a promessa de alta nas tarifas e o Brasil; ouça o podcast
Ministro cita viagem inexistente de Filipe Martins em decisão que nega passaporte a Bolsonaro
Deixe sua opinião