O boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que o Paraná tem 16.765 casos confirmados da gripe A (H1N1), a gripe suína. No boletim anterior, da última quinta-feira, os infectados eram 15.608. O número subiu em mais de mil casos.
As confirmações são feitas por exame laboratorial e critérios clínico-epidemiológicos. Ou seja, a pessoa que apresentou sintomas e teve contato direto com alguém diagnosticado com a nova gripe será considerada um caso confirmado. As regionais de saúde também estão revendo as fichas de atendimento dos pacientes considerados suspeitos.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, o número real de casos é maior. No fim de setembro, ele estimou que 150 mil pessoas no estado tenham sido contaminadas pela nova gripe. De acordo com Martin, para cada caso notificado pode haver três pessoas contaminadas.
O Paraná registra 256 mortes pela gripe A, ocorridas entre 14 de julho e 28 de setembro. O boletim anterior informava que 254 pessoas haviam morrido pela doença no estado, mas o número foi corrigido ontem pela secretaria. Uma morte a mais foi computada para a regional de Foz do Iguaçu.
No total, o maior número de óbitos ocorreu em Curitiba e região metropolitana (82 mortes). Depois estão a região de Cascavel (20), Maringá (19) e Foz do Iguaçu (18).
Governo recua e revoga ato da Receita Federal sobre fiscalização do Pix
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Deixe sua opinião