A reposição de aulas terá de ser mais rápida nos cursos pré-vestibulares de Curitiba. O objetivo é dar conta de repassar aos alunos os conteúdos que serão cobrados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 3 e 4 de outubro. Nesse ano, o desempenho no Enem servirá como forma de ingresso para a maioria das universidades federais brasileiras. Vários cursinhos defendem o adiamento do Enem em função dos dias de recesso, mas o Ministério da Educação não aceitou mudar a data até o momento.
O diretor dos cursos Positivo, Renato Ribas Vaz, diz que a reposição será sempre aos sábados e aos domingos, para que o programa seja recuperado até o dia 30 de setembro. Durante esse período, as aulas de revisão serão suspensas. "Estamos numa situação de emergência", diz.
Nos cursos Dom Bosco, os alunos estão com uma aula a mais por dia e terão aulas aos sábados. As revisões continuam no contraturno ou aos domingos. "Pretendemos repor o conteúdo até a data que antecede o Enem. Depois voltamos ao horário normal de aulas", diz o diretor dos cursos Dom Bosco, Ari Herculano de Souza.
Nas principais universidades e faculdades privadas, os calendários de reposição também já estão definidos. A maioria decidiu por ampliar os dias de aulas no fim de ano. Na Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) as aulas prosseguem até o dia 16 de dezembro. Na Universidade Positivo, os cursos vão ter autonomia para definir como farão reposição desde que cumpram o calendário letivo até o dia 21 de dezembro. Nas faculdades Dom Bosco, as aulas vão até 18 de dezembro.
Volta de Trump cacifa Eduardo Bolsonaro como principal articulador da direita no exterior
Como a alta nas tarifas anunciada por Trump pode afetar o Brasil
Moraes nega recurso e mantém proibição de viagem de Bolsonaro à posse de Trump
Ministro cita viagem inexistente de Filipe Martins em decisão que nega passaporte a Bolsonaro
Deixe sua opinião