Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
- Vereadores devem aprovar projeto que dá poderes para prefeito decretar o fim de aglomerações
- Noventa pessoas estão internadas com suspeita de gripe A em Londrina
- Preços de álcool em gel, máscaras e luvas serão investigados pelo Procon
- Nova gripe causou 39 mortes no Paraná
- Procon recomenda pagamento integral da mensalidade mesmo com a suspensão das aulas
- Centro de Referência acelerou o atendimento dos casos suspeitos da nova gripe, diz secretário
O secretario de Saúde de Londrina, Agajan Der Bedrossian, afirmou, nesta terça-feira (11), que reduziu em aproximadamente 40% a procura de pessoas por atendimento médico com suspeita de gripe na cidade. Segundo Agajan, o dado é referente ao levantamento realizado pela pasta nos últimos três dias em hospitais, postos de saúde e no Centro de Referência, localizado no Pronto-Atendimento Municipal (PAM).
De acordo com o secretário, nos últimos dias foram atendidas em média 150 pessoas, contra mais de 300 na semana passada. "Essa redução se deve a uma série de fatores. Entre eles, a conscientização das pessoas em relação às medidas de prevenção, a participação da sociedade e o aumento da temperatura registrada nos últimos dias", explicou.
O secretário informou que a cidade teve 28 casos confirmados da doença, sendo "todos do passado". Agajan disse que os pacientes já foram tratados e seguem a rotina normal.
Frio preocupa autoridades
A queda brusca na temperatura nesta semana em Londrina tem preocupado o secretário, pois, segundo Agajan, aumenta o período de sobrevida do vírus. "Essa redução da temperatura causa certa preocupação, pois o vírus vive mais. Estamos torcendo para que o tempo melhore e volte a fazer dias ensolarados e calor que são os principais inimigos do vírus", comentou.
Saúde está manipulando antiviral infantil
Em relação à falta do antiviral para o tratamento das crianças com suspeitas da nova gripe, o secretário informou que a pasta é manipulando o medicamento. "Houve uma falta momentânea do remédio, mas já solucionamos o problema com a manipulação. Essa medida até facilitou a ingestão do medicamento pelas crianças", afirmou.
De acordo com Agajan, a secretaria tem o antiviral em estoque e não há risco de falta.
Volta de Trump cacifa Eduardo Bolsonaro como principal articulador da direita no exterior
Como a alta nas tarifas anunciada por Trump pode afetar o Brasil
Moraes nega recurso e mantém proibição de viagem de Bolsonaro à posse de Trump
Ministro cita viagem inexistente de Filipe Martins em decisão que nega passaporte a Bolsonaro
Deixe sua opinião