Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
O site do governo do Paraná sobre a nova gripe (www.novagripe.pr.gov.br) teve 251.159 acessos desde a última quinta-feira até a tarde de ontem. Para efeito de comparação, a média diária do site da Secretaria de Estado da Saúde é de 12 mil visitas.
A seção mais procurada no site sobre a gripe A é a de mitos e verdades. Estão disponíveis ainda informações sobre a situação da pandemia no estado, com dados atuais sobre mortes e casos confirmados, além de orientações, telefones úteis e respostas para as perguntas mais comuns. O site foi lançado nesta semana para evitar a circulação de boatos.
O Ministério da Saúde já detectou e-mails na internet em nome do ministério com supostas recomendações de prevenção e um link "clique aqui". Segundo o ministério, a população não deve abrir essas mensagens e deve apagá-las imediatamente, pois podem ser a porta de entrada para vírus ou para a ação de fraudadores em busca de dados pessoais, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito.
Ações de esclarecimento oficial sobre a nova gripe são realizadas pelos meios de comunicação de massa (tevês, jornais, rádio e mídia online) e pelo Disque Saúde (0800-61-1997).
* * *
Serviço
Sites para informações sobre a gripe A :
Organização Mundial da Saúde (www.who.int)
Ministério da Saúde (www.saude.gov.br)
Secretaria Estadual da Saúde (www.saude.pr.gov.br) ou pelo Twitter (http://twitter.com/sesapr)
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Deixe sua opinião