A suspensão das aulas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi prorrogada até o dia 28 de agosto, e serão retomadas a partir do dia 31 deste mês. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da universidade, que se reuniu nesta quarta-feira (12) e tem como objetivo evitar a grande aglomeração de pessoas e coibir a transmissão do vírus A H1N1.
O principal motivo da prorrogação das férias foi a grande quantidade de estudantes oriundos de outras localidades do país, de modo especial do interior de São Paulo. Ao todo, a universidade tem 12.831 alunos, dos quais, conforme o Conselho de Administração, 46% deles são de outras localidades.
"O mais prudente agora é manter as pessoas em suas casas, evitar aglomerações exatamente no momento em que se espera a melhora climática, com temperaturas acima de 30 graus por dias seguidos", apontou o reitor da UEL, Wilmar Marçal.
Marçal afirmou que todos os servidores da universidade continuam a trabalhar nas funções administrativas. Entretanto, todas as grávidas foram dispensadas do trabalho, porque fazem parte do grupo de risco. "Pessoas com diabetes, hipertensão ou alguma fraqueza no organismo e que apresentarem atestado também terão flexibilidade por estarem no grupo de risco da doença", afirmou.
Ele garantiu que a medida é preventiva. "A convivência dos estudantes aqui facilita a transmissão do vírus da gripe. Entre graduandos e pós graduandos temos 16 mil alunos." De acordo com o reitor, a decisão do Conselho de Administração foi unânime. Todos os eventos oficiais da reitoria serão cancelados até o dia 31 de agostos.
Já os eventos marcados pelos centros acadêmicos ou por instituições de fora da universidade, serão avaliados pelos diretores de centro. Os espetáculos do Cine Teatro Ouro Verde e os filmes no Cine Comtour, vinculados à UEL, também serão suspensos até essa data.
A estudante do terceiro ano de Jornalismo da UEL, Fernanda Rodrigues de Souza, concordou com a medida. "É uma boa medida preventiva, porque muita gente vem de outros estados para estudar na UEL. Após as férias, alguém pode ter vindo com gripe", disse. A estudante, que também mora no interior de São Paulo, só não voltou para casa porque faz estágio em Londrina. "Eu queria ter voltado, mas como bato cartão ponto, não deu. Estou pensando em ir", afirmou.
Um cronograma especial elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação prevê atividades acadêmicas até o dia 15 de janeiro de 2010. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, todas as aulas serão repostas, assim como atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. A universidade pretende ainda distribuir 15 mil panfletos explicativos sobre a nova gripe.
Vestibular
As datas para o vestibular da UEL, que será realizado no dia 15 de novembro (primeira fase) e 6, 7 e 8 de dezembro (segunda fase), serão mantidas. "Até lá o tempo já está quente e o risco de transmissão é menor", explicou Marçal. As inscrições para o vestibular iniciam nesta quinta-feira (13) pelo site da UEL.
Universidade Tecnológica Federal voltará às atividades no dia 24
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)também decidiu adiar a volta às aulas para o próximo dia 24, como medida preventiva para evitar a disseminação do vírus H1N1. A nova data do retorno às atividades é válida para os 11 campi da instituição (Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo).
O Conselho Diretivo da instituição se reunirá na quinta-feira (13) para decidir como ficará o calendário acadêmico da UTFPR.
Deixe sua opinião