Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem Rodeios

Após operação no Rio, Senado instala CPI para combater facções

O ministro do STF Alexandre de Moraes esteve no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (3) para cobrar explicações do governador Cláudio Castro sobre a Operação Contenção, que deixou 120 mortos nos complexos da Penha e do Alemão. Moraes apresentou 18 questionamentos sobre cumprimento das regras da ADPF das Favelas, uso de câmeras corporais e assistência às vítimas, em meio a críticas sobre a alta letalidade da ação considerada a mais violenta da história do estado.

Paralelamente, o Senado anunciou a instalação da CPI do Crime Organizado, marcada para esta terça-feira (4), em resposta à escalada da violência no Rio. A comissão, proposta pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), terá 11 titulares e 7 suplentes e investigará o funcionamento de facções como Comando Vermelho e PCC, além de milícias, com foco em suas finanças e expansão pelo país. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que é hora de enfrentar esses grupos com união institucional e sugerir mudanças na legislação para combater a criminalidade violenta.

"Maduro está com os dias contados", afirma Trump

Donald Trump afirmou que não acredita que haja uma guerra com Venezuela, mas deixou claro que considera que os dias de Nicolás Maduro à frente do país estão contados. Durante entrevista ao programa '60 Minutes', da rede de TV CBS, ele disse que “eu duvido” que haja conflito militar direto — embora os EUA mantenham presença militar ampliada na região do Caribe. Ao mesmo tempo, Trump afirmou “sim, eu diria que sim” ao ser questionado se Maduro deixaria a presidência em breve. A retórica surge em meio ao reforço americano no combate ao narcotráfico nas águas próximas à Venezuela e às acusações de que Maduro estaria envolvido com cartéis. Para Trump, o principal foco dos EUA seria o tráfico de drogas, não um ataque direto ao governo venezuelano.

STJ julga quebra de sigilo do advogado de Adélio Bispo

A 5ª Turma do STJ julgará nesta terça-feira (4) um recurso da OAB contra a decisão que autorizou a quebra do sigilo bancário do advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, que defendeu Adélio Bispo, autor da facada contra Jair Bolsonaro em 2018. A medida, determinada pelo TRF-1, busca identificar quem financiou a defesa de Adélio, com análise de movimentações entre setembro e dezembro de 2018. A OAB alega violação das prerrogativas profissionais e pede a nulidade da decisão, enquanto a Justiça argumenta que o interesse público da investigação deve prevalecer para esclarecer se houve participação de terceiros no atentado.

95% dos mortos em operação policial no rio tinha ligação com o CV

A Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou a identificação de 115 mortos na Operação Contenção, realizada contra o Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão. Segundo o governo estadual, a maioria dos mortos era ligada à facção, enquanto quatro policiais também perderam a vida. A ação, considerada a mais letal da história do Rio, mobilizou cerca de 2,5 mil agentes e resultou ainda em 113 prisões. Autoridades afirmam que a alta letalidade foi “previsível, mas não desejada”, e justificam a operação como cumprimento de mandados judiciais.

O Sem Rodeios vai ao ar AO VIVO às 13h30 no canal da Gazeta do Povo no YouTube

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.