Governo e oposição se unem em festa para comemorar vitória de Hugo Motta. O programa Sem Rodeios desta segunda-feira (3) traz toda a repercussão das eleições para presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Governo e oposição se reuniram em Brasília, em uma grande festa para comemorar a eleição do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).
O evento para cerca de 1,5 mil pessoas reuniu ministros do governo Lula, figuras políticas ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deputados governistas e da oposição, além de aliados e empresários, como Wesley Batista, fundador da JBS, que foi delator na Operação Lava Jato.
Falaremos, ainda, sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que se reúne com os novos presidentes do Congresso nesta segunda (3), no Palácio do Planalto. Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP) foram eleitos à Câmara e ao Senado, respectivamente, no último sábado (1º) com uma ampla margem de votos em uma aliança de partidos da base governista à oposição.
É a partir das 13h30, ao vivo.
Governo e oposição se unem em festa para comemorar vitória de Hugo Motta
Realizada em um espaço de eventos a poucos quilômetros do Congresso Nacional, a festa foi animada pelo cantor de forró paraibano Luan Estilizado e teve no cardápio desde pratos nordestinos, como camarão crocante com rapadura e caldo de moqueca, até filé mignon e risoto de queijo grana padano com rapadura. Eram oito as opções de sobremesas e também estavam à disposição dos convidados uísque bourbon, vinho e espumante.
Além de Arthur Lira (PP-AL), que passou o bastão da presidência da Câmara para Motta, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (Republicanos), cassado em 2016, também foi prestigiar seu pupilo e, segundo relatos, era uma das figuras mais disputadas da comemoração para selfies e cumprimentos. A festa reuniu pelo menos cinco ministros da gestão Lula: Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), André Fufuca (Esporte), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).
Entre os nomes mais próximos de Bolsonaro na comemoração estavam o presidente do PP, Ciro Nogueira, e os deputados Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Pazuello (PL-RJ), além de João Roma (PL-BA).
Lula recebe Motta e Alcolumbre para iniciar aproximação
No encontro com os novos presidentes, Lula irá parabenizá-los e já começar a estreitar a relação que, durante a gestão anterior principalmente da Câmara, teve momentos de tensão e de cobranças para o governo conseguir passar as pautas consideradas prioritárias.
O PT de Lula apoiou ambos os candidatos, mas o presidente disse não ter nenhum deles como “candidato do governo”. “Os meus presidentes são os que ganharem, vou respeitar e estabelecer uma nova relação”, disse na semana passada.
Nos discursos de posse no sábado (1º), Motta e Alcolumbre foram reticentes em cravar como será a relação com o planalto, mas sinalizaram que devem manter a política adotada pelos presidentes anteriores, como Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Barroso defende despesa do Judiciário e OAB se queixa de restrição a sustentações orais
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião