Impeachment de ministros do STF começa a virar realidade. O programa Sem Rodeios desta quinta-feira (10) repercute o avanço na pauta pelo equilíbrio entre os Poderes com a aprovação de Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que visam as decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal (STF), bem como frear possíveis "abusos" do Judiciário.
Falaremos também a respeito do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. Ele afirmou que quem atacava as urnas perdeu credibilidade nas eleições 2024. Além disso, tudo sobre a plataforma X, já que um relatório enviado pela plataforma ao STF no dia 6 de setembro mostra que pelo menos 200 contas foram derrubadas em cumprimento a ordens do ministro Alexandre de Moraes, desde 2020.
É a partir das 14 horas, ao vivo.
Impeachment de ministros do STF começa a virar realidade
Deputados da oposição conseguiram avançar nesta quarta-feira (9) na aprovação de duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e de um projeto de lei (PL 4754/16) contra o Supremo Tribunal Federal (STF), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Também foi aprovado, no início da noite, o PL 658/23, que estabelece novas hipóteses para o impeachment de ministros do STF.
A maioria do colegiado conseguiu derrubar todos os pedidos de retirada de pauta e tentativas dos governistas de protelar as votações das matérias. A PEC das decisões monocráticas, PEC 8/21, foi aprovada com o placar de 39 a 18.
Já na votação da PEC 28/24, aprovada por 38 a 12, os governistas tentaram entrar em obstrução, mas quando viram que não teriam forças para prosseguir com a votação, mudaram o voto para não.
"Quem atacava as urnas perdeu credibilidade nessas eleições", diz Barroso
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (9) que quem questionava a segurança das urnas eletrônicas, “perdeu a credibilidade” nas eleições municipais deste ano.
“Uma coisa que me chamou atenção foi a perda de credibilidade de quem atacava a credibilidade das urnas, porque inclusive esse já não foi mais um problema”, disse o ministro no início da sessão da Corte.
Barroso parabenizou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, pela “condução primorosa” do primeiro turno realizado no último domingo (6).
“Não há nenhum país do mundo que, 4 horas e 24 minutos depois das eleições, consiga divulgar o resultado… Com um sistema que tem absoluta confiabilidade, totalmente auditável, um exemplo para todo o mundo”, enfatizou.
X derrubou 200 contas desde 2020 por ordens judiciais
Pelo menos 200 contas de usuários da rede social X teriam sido bloqueadas ou suspensas desde o ano de 2020 a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), em cumprimento a 223 ordens determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes.
A informação faz parte de um relatório enviado pela plataforma ao STF no dia 6 de setembro para contestar a ordem de Moraes dada uma semana antes para bloquear o acesso ao X no Brasil, de acordo com uma apuração do UOL publicada nesta quinta (10). À Gazeta do Povo, o STF informou que o documento é sigiloso e que o departamento de comunicação não tem acesso.
Segundo a apuração, entre os perfis bloqueados estão dos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Carla Zambelli (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Gustavo Gayer (PL-GO), Daniel Silveira e Roberto Jefferson – ambos sem partido –, entre outros. A lista consta, ainda, os senadores Alan Rick (União-AC) e Marcos do Val (Podemos-ES).
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
Oposição avança com pautas pelo equilíbrio entre os Poderes
Barroso diz que quem criticava urnas perdeu credibilidade em 2024
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião