• Carregando...

Líderes do PT temem que Lula não dispute reeleição em 2026. O programa Sem Rodeios desta quinta-feira repercute o temor de lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) de que o presidente da República, Lula, não tente se reeleger no próximo pleito.

Vamos analisar também a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que citou estilingues e bolas de gude para condenar réus do 8 de janeiro a 12 anos por golpe de Estado e outros crimes.

Além disso, vamos discutir a afirmação do ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU). Ele afirmou que a decisão do ministro Alexandre de Moraes de bloquear o acesso à rede social X no Brasil, estabeleceu uma espécie de marco para a atuação das chamadas “bigtechs” estrangeiras no país.

É a partir das 14 horas, ao vivo.

Líderes do PT temem que Lula não dispute reeleição em 2026

Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode desistir de concorrer à presidência da República em 2026, caso sua popularidade e a aprovação do governo não deem a ele segurança para buscar a reeleição.

A preocupação entre a alta cúpula do partido é que o presidente conclua que encerrar sua carreira eleitoral com a vitória de 2022 seria a melhor escolha, evitando o risco de uma derrota em sua possível última disputa presidencial. 

Outro fator que preocupa o campo progressista e faz com que insistam na candidatura de Lula é a dependência da esquerda brasileira em torno do líder do Executivo. Visto que nas últimas décadas não conseguiram formar um nome sequer para liderar o espectro político.

Moraes cita estilingues e bolas de gude para condenar réus do 8/1

No julgamento sobre o 8 de janeiro que terminou em 25 de outubro, no Supremo Tribunal Federal (STF), dois dos 14 condenados pegaram 12 anos de prisão, pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado, além do pagamento de indenização de R$ 30 milhões.

O voto vitorioso do relator desses processos na Corte, Alexandre de Moraes, citou alguns elementos que embasaram seu veredito. Conforme Moraes, ambos foram detidos com armas brancas, como pedaços de madeira, estilingues, bolas de gude e esferas de aço.

“Essencial destacar que as narrativas das testemunhas ratificam o intuito comum à atuação da horda invasora e golpista, direcionado ao questionamento do resultado das urnas, à derrubada do governo recém-empossado e à ruptura institucional”, observou o magistrado.

"Bloqueio do X estabeleceu marco para atuação de bigtechs", diz AGU

O ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), afirmou nesta quarta (30) que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear o acesso à rede social X no Brasil estabeleceu uma espécie de marco para a atuação das chamadas “bigtechs” estrangeiras no país.

A plataforma ficou bloqueada por pouco mais de um mês no país do final do mês de agosto até o fim do primeiro turno das eleições municipais, com a justificativa de que o empresário Elon Musk, proprietário da empresa, descumpria decisões judiciais e a legislação brasileira, por fechar o escritório de representação no Brasil.

“Do ponto de vista da soberania, nós temos o antes e o depois da decisão do ministro Alexandre de Moraes. É muito importante que se diga isso, porque naquele momento que a decisão do ministro estabeleceu a necessidade de que a rede deveria se submeter a legislação brasileira e indicar os representantes legais aqui no Brasil, se fixou um parâmetro que é referência”, disse Messias em um evento do IDP em Brasília.

Assista diariamente ao programa Sem Rodeios

O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.

"Presidência não é concurso público", diz Ciro Nogueira
Hugo Motta ganha apoio do PT, PL e MDB para suceder Lira na presidência da Câmara

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]