• Carregando...

Lula aumenta pressão para manter apoio do Centrão. O programa Sem Rodeios desta quinta-feira (23) traz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa nas próximas semanas uma série de reuniões com ministros e lideranças de partidos do Centrão no intuito de desenhar a reforma ministerial discutida no Palácio do Planalto. Os alvos desses encontros serão os integrantes de partidos como PSD, PP, MDB, Republicanos e União Brasil e tem como pano de fundo fortalecer os planos do petista para a eleição de 2026.

Falaremos, ainda, do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira (21) o requerimento da defesa do general Walter Braga Netto que solicitava acesso integral aos documentos e mídias relacionados ao inquérito da suposta tentativa de golpe.

É a partir das 13h30, ao vivo.

Lula aumenta pressão para manter apoio do Centrão

Dentro do PT, Lula é visto como o principal nome para a disputa presidencial do ano que vem, mas a avaliação é de que o petista só vai concorrer novamente caso tenha um cenário político favorável. Para isso, uma das estratégias do petista é justamente tentar amarrar o apoio de diversos partidos do Centrão, como forma de neutralizar eventuais candidaturas nessas siglas.

"Temos vários partidos políticos [conosco], quero que os partidos continuem juntos. Mas estamos chegando no processo eleitoral e a gente não sabe se os partidos que vocês representam querem continuar trabalhando conosco ou não. Essa é uma tarefa também de vocês em 2025. É uma tarefa grande", disse Lula durante a reunião ministerial desta segunda-feira (20). 

A fala do presidente, na avaliação de lideranças do governo, foi vista como um recado de que os ministros de partidos do Centrão precisam trabalhar junto às suas bancadas de deputados e senadores. A expectativa é de que partidos mais alinhados ao Planalto nas votações do Congresso sejam contemplados com mais espaços na Esplanada dos Ministérios em detrimento daqueles menos alinhados.

Moraes nega pedido da defesa de Braga Netto por acesso a documentos

No pedido ao STF, o advogado de Braga Netto, José Luis Oliveira Lima, reforçou a necessidade de “receber cópia de todos os elementos produzidos durante a investigação, para garantir o devido exercício do direito de defesa”.

Ao negar o acesso aos autos, Moraes justificou que o pedido foi considerado prejudicado. Segundo o magistrado, “o amplo acesso já está garantido e este procedimento tramita publicamente, de modo que os advogados regularmente habilitados podem obter cópias das mídias e documentos que se encontram acautelados na Gerência de Processos Originários Criminais, diretamente junto à Secretaria Judiciária desta Suprema Corte.”

Braga Netto, ex-ministro da Defesa no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi preso no dia 14 de dezembro no âmbito do mesmo inquérito.

Assista diariamente ao programa Sem Rodeios

O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]