• Carregando...

Manobra no Congresso pode devolver Bolsonaro à disputa eleitoral. O programa Sem Rodeios desta sexta-feira (7) repercute a união de partidos do Centrão e da oposição para avançar com um projeto de lei que esvazia a Lei da Ficha Limpa ao reduzir o prazo de inelegibilidade de oito para dois anos. Nos cálculos dos aliados de Jair Bolsonaro (PL), a medida poderia liberar os direitos políticos do ex-presidente para que ele pudesse concorrer à presidência em 2026.

Falaremos também do Supremo Tribunal Federal (STF) que lançou gravatas e lenços com o símbolo da Corte para presentear autoridades. Em tom de brincadeira, o presidente da Suprema Corte, Luís Roberto Barroso, iniciou a sessão falando sobre o “departamento STF fashion”.

É a partir das 13h30, ao vivo.

Manobra no Congresso pode devolver Bolsonaro à disputa eleitoral

Com a volta dos trabalhos no Legislativo, parlamentares da oposição buscam o apoio de partidos do Centrão para avançar com um projeto de lei que esvazia a Lei da Ficha Limpa ao reduzir o prazo de inelegibilidade de oito para dois anos. Nos cálculos dos aliados de Jair Bolsonaro (PL), a medida poderia liberar os direitos políticos do ex-presidente para que ele pudesse concorrer à presidência em 2026.

Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2023, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação após levantar dúvidas sobre a credibilidade das urnas eletrônicas. Posteriormente, ele foi condenado novamente à inelegibilidade, dessa vez por abuso de poder político e econômico por suposto uso eleitoral das cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022.

Com base na legislação atual, Bolsonaro está proibido de disputar um cargo público por oito anos e, caso não consiga reverter a decisão, ele só poderá disputar uma eleição em 2030. Diante desse cenário, ganhou força nesta semana uma articulação por parte dos aliados do ex-presidente para que o projeto apresentado pelo deputado Bibo Nunes (PL-RS) seja aprovado pelo Congresso Nacional ainda neste ano.

"STF fashion": Barroso anuncia gravata e lenço para presentear autoridades

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, anunciou nesta quinta-feira (6) o lançamento de gravatas e lenços com o símbolo da Corte para presentear autoridades. Em tom de brincadeira, Barroso iniciou a sessão falando sobre o “departamento STF fashion”.

Todos os ministros usaram a gravata oficial durante a sessão, já a ministra Cármen Lúcia usou o lenço. Os itens também serão entregues a autoridades como lembranças do tribunal durante viagens dos ministros ou visitas a outras instituições.

O custo da gravata é de R$ 384 por unidade. Segundo a Corte, todos os dados referentes às compras do STF estão disponíveis no Portal da Transparência. Barroso destacou que os itens são uma forma de "retribuir" os eventuais presentes que os ministros recebem de autoridades.

Assista diariamente ao programa Sem Rodeios

O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]