• Carregando...

Um dos principais nomes da direita cotados para disputar a Presidência em 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está sob fortes ataques desde o início da sua gestão, vindos de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de parte da imprensa e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). As críticas se intensificaram nas últimas semanas devido a uma série de episódios de violência policial, apresentados como elementos de uma alegada “crise na segurança”.

Mesmo após anunciar revisão total na política para uso de câmeras corporais por policiais militares, Tarcísio continua pressionado. Além da exploração nesta semana de outros fatos relacionados ao tema truculência do Estado, somou-se a cobrança pela demissão do secretário de Segurança Pública, o deputado Guilherme Derrite (PL). Por fim, o STF decidiu, por meio do presidente, ministro Luís Roberto Barroso, obrigar o governo paulista a adotar imediatamente os aparelhos de vigilância em todas as fardas.

As ocorrências negativas envolvendo policiais, que foram condenadas por todo o espectro político, emergiram de pouquíssimos indivíduos inseridos em um contingente ativo de 80 mil soldados. Mas a narrativa que emergiu do governo federal, da imprensa e do Judiciário foi de abusos sistemáticos. Analistas avaliam que Tarcísio, que foi ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro (PL), representa ameaça real aos planos da esquerda em 2026. Por outro lado, setores da direita olham com desconfiança para posturas conciliadoras do governador de SP.

Gilmar Mendes: Lava Jato foi comandada por pessoas “com cérebro de minhoca”

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes voltou a criticar a Lava Jato e disse que o comando da operação foi deixado nas mãos de pessoas “microcéfalas” e com “cérebro de minhoca”. As declarações foram dadas em uma entrevista à Carta Capital publicada nesta sexta-feira (12).

Para o ministro, o Brasil avançou do ponto de vista institucional a partir do fim da operação. Segundo Mendes, o país não deve permitir que “os abusos cometidos pelos procuradores” se repitam. Em sua avaliação, o decano do STF aponta que o período da Lava Jato ficará marcado na história brasileira como “uma quadra obscura”, no qual se deu poder “a uma gente muito chinfrim”.

Mendes fez novas declarações contra Sergio Moro, ex-juiz federal e senador pelo União Brasil no Paraná. Para o ministro, Moro teve atuação política na condução da Lava Jato. “Tanto é que ele foi chamado entre o primeiro e o segundo turno para ser ministro da Justiça de Bolsonaro. E foi algo positivo, porque ali se revelou o tamanho de sua incompetência”, disse.

Governo vai liberar R$ 1,7 bilhão em emendas para amenizar crise com Congresso

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que vai liberar para o Congresso R$ 1,7 bilhão de emendas parlamentares até essa sexta-feira (13). A iniciativa visa amenizar a crise com os congressistas para acelerar as votações de interesse da equipe econômica do governo, como os projetos do pacote fiscal.

Não devemos “demonizar” emendas parlamentares, diz Gilmar Mendes
Na última terça-feira (10), foi publicada uma portaria com parte das regras de transparência determinadas pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em agosto, o ministro suspendeu a execução de todas as emendas por falta de transparência e rastreabilidade.

Há duas semanas, Dino autorizou a retomada, mas impôs regras mais rigorosas de transparência. Os ministérios da Fazenda, do Planejamento, da Gestão e das Relações Institucionais assinaram a portaria na tentativa de distensionar a crise e manter a segurança jurídica dos repasses.

Assista diariamente ao programa Sem Rodeios

O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]