O mês de agosto abre oficialmente a temporada para ver baleias francas no Brasil. Um espetáculo inesquecível e de tirar o fôlego e que é possível assistir em várias regiões brasileiras. Em Santa Catarina, a Praia do Rosa lidera essa atração.
Até meados de outubro, o Instituto Baleia Franca (IBF) estima que aumente em 12% o número de baleias francas no litoral catarinense. No ano passado, mais de 250 baleias foram vistas na região. Além dos vários passeios e avistamento terrestre, a temporada 2019 tem uma novidade: a liberação dos barcos certificados para fazer avistamento das baleias.
Um grupo de empresários da Praia do Rosa estabeleceu uma estratégia de parceria para proporcionar pacotes com preços especiais, inclusive com opção do passeio de barco para ver baleias.
“Elaboramos tudo de uma forma responsável, sustentável e dentro da regulamentação”, conta Enrique Litman, vice-presidente do IBF e diretor da Agência Turismo Vida, Sol & Mar que faz o avistamento embarcado.
As baleias francas partem da Antártica, área onde se alimentam durante o verão, para parir e alimentar seus filhotes nas praias de Santa Catarina durante o inverno. Elas podem chegar a 18 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas. De olho no movimento dos turistas que querem ver os animais, a Praia do Rosa vem se estruturando para receber visitantes para acompanhar o fenômeno.
Distante 90 km do centro de Florianópolis, a praia é a única a fazer parte do Clube das Mais Lindas Baías do Mundo, criada por uma organização francesa. O grupo, sem fins lucrativos, incluiu a praia na lista em 2013.
A praia chama a atenção pela beleza e também pelas práticas sustentáveis das pousadas e hotéis da região. Muitas pousadas, aliás, ficam em terrenos com mata nativa e têm vista para o mar.
Quanto custa e como fazer
Para reforçar a educação ambiental, O IBF – Instituto Baleia Franca oferece, antes de cada passeio, uma palestra sobre a baleia franca. Os passeios são acompanhados por um biólogo ou condutor ambiental e realizados nos barcos próprios da TVSM (um para 20 passageiros e outro para 50), especialmente construídos para esta finalidade A duração aproximada é de 1h30 (dependendo da localização das baleias e o comportamento dos animais).
A idade mínima para o passeio é de 5 anos e preços variam de R$ 80 (crianças até 12 anos em passeios realizados em dias de semana) até R$ 160 (adultos nos passeios em fins de semana e feriado).
Outras regiões
De acordo com o Ministério do Turismo, a temporada de observação das baleias já começou também no litoral baiano, que deve registrar uma grande concentração da espécie na costa brasileira. A temperatura das águas é o principal atrativo e transformou o mar brasileiro em área de reprodução para esses mamíferos marinhos. De acordo com pesquisadores do Instituto Baleia Jubarte, a previsão é de que mais de 20 mil animais frequentem a costa do país neste período.
Os destinos mais indicados para os passeios, além de Santa Catarina, são Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré, Barra Grande, Porto Seguro, Prado e Caravelas (Abrolhos).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião